26/06/11

125cc em Assen: Vitória de Maverick Viñales

Maverick Viñales venceu pela segunda vez nas 125cc, numa corrida encurtada pela chuva em Assen. Nico Terol, líder do campeonato, teve que ficar de fora da corrida devido a lesões nas mãos que forençaram a uma cirurgia, na sequência de acidentes no treino matinal e na qualificação de sexa-feira. O piloto da Aspar não pôde, assim, aproveitar o seu oitavo lugar na grelha, e os seus rivais tiveram uma grande oportunidade para se aproximarem da liderança indiscutível do espanhol.

Apesar da corrida ter sido declarada oficialmente como seca, começou a chuviscar ainda nos instantes iniciais da prova. Isso levou a uma grande luta pela liderança em condições ligeiramente escorregadias, com oito motos a tentarem o primeiro posto, ficando quatro e cinco motos lado-a-lado para fazer algumas curvas. 

Viñales, que partiu da pole, esteve relativamente mal na loucura inicial, caindo para nono, enquanto Efren Vázquez, Sandro Cortese, Sergio Gadea e Luis Salom disputavam a liderança.

Mas a corrida continuou e o tempo piorou, com Viñales a apanhar o seu caminho, voltando à frente da corrida.

Quando chuva aumentou e os pilotos começaram a acenar freneticamente para a corrida ser parada, Viñales seguiu caminho e adoptou um forte ritmo, afastando-se dos restantes. Quando as bandeiras vermelhas surgiram, à 14ª volta (com a distância de corrida cumprida a ser suficiente para evitar um reinício), o espanhol estava cerca de três segundos à frente, conquistando a vitória.

Salom conseguiu o seu primeiro pódio com o segundo posto, com Gadea a completar o pódio totalmente espanhol. Johann Zarco e Danny Kent encerraram o lote dos cinco primeiros. Vazquez e Jonas Folger lutaram pela liderança nos primeiros momentos, mas acabaram por ficar com as sétima e oitava posições.
O piloto local, Jasper Iwema "voou" de 33º na grelha para o 17º posto antes de se envolver em incidente com Adrian Martin. Iwema regressou, mas acabou por abandonar na sequência de um segundo acidente.

Resultados da prova:



Sem comentários:

Enviar um comentário