Esteban Gutierrez, da Lotus ART, conseguiu a sua estreia nas vitórias nas GP2 Series, dominando a segunda corrida do fim-de-semana nas ruas de Valência. O piloto, que também é piloto de reserva da Sauber na Fórmula 1, aproveitou, no reinício de corrida, um erro na travagem para a Curva 2 do homem da pole, Josef Král. Daí em diante, só foram necessárias algumas voltas para estabilizar, depois de escapar facilmente dos perseguidores.
Luiz Razia também passou Kral no reinício, mas o piloto da AirAsia não conseguiu a liderança da corrida. No final, fez um bom trabalho para manter Giedo van der Garde, líder do campeonato, atrás de si.
Giedo van der Garde subiu de sétimo a quarto na primeira volta, e na quarta volta, tal como Dani Clos, passou Karal, que mais tarde iria fazer um pião.
A corrida continuou estática na frente até aos últimos momentos, quando o quarto classificado, Clos, no carro da Racing Engineering, começou a perder ritmo. Foi o piloto da AirAsia, Davide Valesecchi, que aproveitou os "azares alheios", passando o espanhol a três voltas do fim. Mas Michael Herck, da Coloni, não conseguiu o ataque para subir mais além do que o sexto posto.
Jules Bianchi, colega de equipa de Gutierrez, não teve, desta feita, azares, subindo de 24º na grelha para o 7º posto final, falhando por pouco os pontos. O francês "apanhou" um susto quando atirou Kevin Mirocha para a linha mais difícil, quando o piloto da ORT fez um desvio perigoso à sua frente, numa tentativa de manter posição. Mirocha fez, contudo, uma corrida sólida e contribuiu para a boa prestação da equipa portuguesa ORT, como pode ler mais adiante.
O líder do campeonato, Romain Grosjean, só fez cinco curvas nesta corrida. O piloto da DAMS entrou em contacto com dois carros na travagem para a Curva 2, e teve um incidente com Rodolfo Gonzales e Charles Pic, três curvas depois, numa situação que motivou a intervenção do safety-car.
Álvaro Parente teve o fim-de-semana estragado logo na primeira curva da primeira corrida |
Álvaro Parente ficou-se pelo 18º posto
Apesar de não ter abandonado na segunda corrida (como sucedera na primeira prova devido a um toque logo na 1ª curva), Álvaro Parente não teve uma corrida muito positiva.
Logo na primeira curva envolveu-se num incidente na travagem para a primeira curva, danificando a asa frontal do seu carro. A situação motivou uma ida às boxes para o piloto português.
Álvaro Parente realça que, depois de ontem ter abandonado logo na primeira curva e, consequentemente, partir do fundo do pelotão, "dificilmente poderia alcançar um bom resultado hoje." Parente destaca que com o incidente na entrada para a primeira curva, "tudo se complicou ainda mais nos primeiros metros da corrida devido a um toque que me partiu a frente do carro. Fui obrigado a passar pelas boxes para reparações e caí para o último lugar."
Álvaro Parente disse que, tendo em conta a curta distância da corrida, qualquer recuperação era impossível, encarando "a corrida como se fosse uma sessão de testes".
Para Álvaro Parente, apesar dos maus resultados, há aspectos positivos na sua estreia com a Carlin nas GP2 Series, mostrando confiança para o futuro, visto que a segunda melhor volta da corrida lhe pertenceu, além de ter sido muitas vezes o mais rápido em pista.
Álvaro Parente lembra que "Todo o fim-de-semana ficou condicionado pelo incidente de ontem," mas o português realça a importância de "completar a corrida, uma vez que nos permitiu reunir muitos dados que serão preponderantes para a evolução do carro." Assim, foi possível encontrar "algumas soluções que iremos introduzir na próxima etapa, que será realizada em Silverstone, que penso que nos permitirão ser ainda mais competitivos".
Ocean Racing Technology com fim-de-semana positivo
A Ocean Racing Technology teve, em Valência, o melhor fim-de-semana da época até agora nas GP2 Series. A equipa lusa teve uma boa performance ao longo das corridas, conseguindo o oitavo posto da corrida de Domingo, com Kevin Mirocha.
Kevin Mirocha esteve em bom plano num circuito que desconhecia |
Mirocha adaptou-se muito bem a um circuito que desconhecia e teve um bom fim-de-semana, alcançando o seu melhor resultado do ano, culminando no 8º posto na segunda corrida após partir de 12º. Por seu lado, Johnny Cecotto Jr. também se mostrou sempre muito rápido, e não fosse a penalização, podia ter terminado a 1ª corrida em sétimo ou oitavo, o que lhe permitiria partir da primeira linha da grelha na 2ª corrida.
Mirocha esteve muito tempo em sétimo, na 2ª corrida, e só perdeu a posição na última volta, ao ser ultrapassado por Jules Bianchi em cima da linha da meta. Na primeira corrida, o alemão tem que dar graças a uma boa estratégia de equipa e a uma pilotagem madura para recuperar de 26º para ser 12º. Mirocha mostrou-se, portanto, satisfeito, referindo: "Foi um bom fim-de-semana. Adaptei-me bem ao circuito e o carro esteve muito bom. A estratégia que adotámos também foi muito importante para que as coisas corressem bem. Na segunda corrida o carro também esteve bem. Tivemos alguns problemas com a embraiagem, mas conseguimos ultrapassá-los. Consegui uma boa partida e ganhei algumas posições. Depois já para o final, estava a conseguir segurar o Bianchi, mas na última curva ele tinha mais pneus e estava mais rápido, pelo que conseguiu ganhar a posição. De qualquer forma, foi preciso muito trabalho para chegar aqui. O saldo é positivo quando vemos que as nossas apostas dão resultados,".
Johnny Cecotto Jr. sai de Valência menos satisfeito, já que sofreu vários percalços que o afastaram não só da linha da frente para a segunda corrida, como também de uma possível primeira vitória nas GP2 Series. Na segunda corrida, o venezuelano deixou o carro desligar-se na grelha, sendo forçado a partir da via das boxes. Isso comprometeu o resultado na corrida.
A estratégia da ORT na primeira corrida foi determinante para a primeira corrida da equipa portuguesa. Parando nas boxes mais tarde, os dois pilotos regressaram classificados nos 10 primeiros, e Cecotto Jr. estava inclusivamente em posição de assegurar a pole para a segunda corrida. Contudo, por desrespeitar bandeiras amarelas, o venezuelano foi penalizado, perdendo posições.
Cecotto Jr. contestou a penalização, dizendo: "Foi completamente inadvertido. Eu tinha acabado de trocar de pneus e por isso é que mesmo desacelerando na situação de bandeiras amarelas, estava a fazer os meus melhores tempos. É injusto, porque tinha sido 7º ou 8º e assim tinha a pole da segunda corrida. Este domingo, o carro ter ido abaixo comprometeu tudo. A corrida é mais curta e é difícil recuperar lugares.,".
Resultados da corrida:
fontes:
relatório de prova, resultados, 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92662
corrida e imagem de Álvaro Parente: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/97926
corrida e imagem da ORT: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/97924
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