Romain Grosjean tirou partido do azar dos dos pilotos da Addax para vencer pela segunda vez em 2011, nas ruas de Valência.
O piloto gaulês da DAMS partiu de terceiro na grelha e venceu sem ter que passar passar nenhum carro (no caso ambos os pilotos da Addax). Charles Pic, que iria partir da pole, teve que partir da via das boxes e Giedo van der Garde foi penalizado.
Pic teve um problema na volta de reconhecimento e a sua equipa só pôde levar o carro de volta às boxes e estar preparada para sair quando a corrida começasse. O colega de equipa do francês, van der Garde, ascendeu assim à pole (iria partir de segundo), e segurou a liderança por 22 voltas, antes de ser penalizado com uma travessia das boxes por ignorar bandeiras amarelas.
Antes da penalização, van der Garde teve mais de cinco segundos de vantagem a seguir às paragens nas boxes, apesar de Grosjean ter aumentado o seu ritmo para a volta mais rápida antes do holandês cumprir a penalização.
Van der Garde voltou à pista no quarto posto, subindo rapidamente a terceiro, ao superar com relativa facilidade Dani Clos (Racing Engineering). Depois teve várias voltas a perseguir Davide Valsecchi, que era segundo num carro da AirAsia.
Valsecchi foi mais difícil de ultrapassar, defendendo-se com sucesso de várias tentativas de van der Garde, com o duo a estar lado-a-lado várias vezes. Porém, o italiano acabou por bloquear as suas rodas traseiras no final da segunda recta longa, e van der Garde pôde passar na saída, para concluir a recuperação até segundo, quando faltava apenas uma volta.
Clos era quarto, mas o seu ritmo decaiu no final e teve que se defender arduamente para aguentar Sam Bird, da iSport, e Luiz Razia, da Air Asia, nas últimas curvas.
Esteban Gutierrez, da ART, recuperou de uma saída de pista no início (que o atirou para 11º), acabando no sétimo posto. Josef Kral conseguiu o oitavo lugar apenas na penúltima volta, quando Michael Herck abrandou e caiu para 10º.
A temporada para esquecer de Jules Bianchi continuou, com um choque entre o francês e Marcus Ericsson a atirá-los contra o muro a uma grande velocidade, o que ditou o abandono de ambos, situação que levou à intervenção do safety car.
Sortes distintas para Álvaro Parente e para Ocean Racing Technology
Álvaro Parente teve, em Valência, uma primeira corrida bastante curta. O piloto do Porto teve que abandonar ainda na primeira curva, após um toque com Fabio Leimer, do qual o português é isento de culpas (Leimer foi penalizado, como pode ler adiante). O piloto suíço, sem muito espaço à frente, acabou por tocar no Carlin de Álvaro Parente, que já sem espaço não podia desviar-se e entrou em pião, o que provocou uma nova batida entre o português e Leimer, que ditou o abandono dos dois pilotos. Antes, na partida, Parente tinha estado bem.
A equipa portuguesa em prova, a Ocean Racing Technology (ORT), teve Kevin Mirocha como seu melhor representante. O alemão fez uma prestação consistente, pese embora só tenha conseguido o 12º posto. Johnny Cecotto Jr. foi o 14º, mesmo depois de uma penalização de travessia das boxes por ignorar bandeiras amarelas.
Penalizações
O pesadelo de Jules Bianchi nesta época das GP2 Series continua, pois agora o francês foi um dos quatro pilotos a ter sido penalizado com 10 posições na grelha para a segunda corrida de Valência. Bianhci, que abandonou na primeira corrida após um acidente com Marcus Ericsson, foi penalizado pois os oficiais de corrida deliberaram que Bianchi foi culpado do acidente, por ter virado para o lado de dentro da pista, para o caminho de Ericsson na primeira curva.
Fabio Leimer, da Rapax, foi igualmente penalizado por causar um acidente no início da corrida, desta feita com o português Álvaro Parente. Leimer bateu em Parente na travagem para a Curva 2, tendo exagerado a travagem no interior da curva.
Luca Filippi foi considerado culpado por atingir a traseira de Dani Clos quando o duo lutava por uma posição numa das longas rectas do circuito. O italiano danificou a sua frente ao tentar passar Clos, que conseguiu continuar em corrida para ser quarto.
Estes três pilotos abandonaram todos a corrida, por isso as penalizações fazem pouca ou nenhuma diferença para as posições de partida na corrida de Domingo.
O outro penalizdao, Pal Varhaug, é que irá perder posições, caindo de 13º para 23º devido a ter sido considerado culpado num acidente com Fairuz Fauzy.
Eis os resultados da corrida:
fontes:
texto do relatório de corrida, resultados, e 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92637
corrida de Álvaro Parente e da ORT:http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/97890
penalizações: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92654
Sem comentários:
Enviar um comentário