Sebastian Vettel continuou o domínio na época de 2011 Red Bulls Media Pictures Database/GEPA |
Sebastian Vettel continuou o seu domínio da época de 2011 da Fórmula 1, e depois da derrota em Montreal venceu o Grande Prémio da Europa, em Valência, com facilidade. O campeão mundial em título fugiu dos seus rivais com um ritmo inicial nos primeiros momentos, construindo uma vantagem de três segundos em poucas voltas, continuando o resto da corrida com uma vantagem semelhante, antes de aumentar o ritmo para a volta mais rápida na última fase da prova, aumentando a margem para 10.8 segundos.
Fernando Alonso conseguiu um muito encorajador segundo lugar para a Ferrari em frente do seu público. Ambos os Ferrari passaram o McLaren de Lewis Hamilton na partida, com um rápido Felipe Massa entre Hamilton e Alonso, tentando ir abordar Mark Webber por dentro para o segundo. Contudo, o brasileiro teve que desistir da manobra, e Alonso manteve-se à frente do seu colega de equipa, para ficar em terceiro.
Alonso ficou depois perto de Webber e conseguiu o segundo lugar, à 21ª volta. O espanhol não conseguiu afastar-se do australiano, e quando o Red Bull fez a sua segunda paragem, pouco depois, Webber conseguiu regressar na frente de Alonso. Mas não foi o fim da luta pela posição. Na última mudança de pneus, Alonso recuperou a vantagem, correndo mais três voltas do que Webber com pneus macios, enquanto Webber usava já os seus pneus médios. O piloto da Ferrari regressou mesmo à frente de Webber, que, quando a equipa o mandou abrandar e ter cuidado com a sua caixa de velocidades, ficou sem qualquer esperança de recuperar a posição a Alonso.
A táctica de mais paragens não ajudou Massa, que apenas terminou no quinto lugar, atrás de Hamilton, aproximando-se do McLaren já na parte final, sem qualquer ameaça.
O vencedor de Montreal, Jenson Button, teve uma tarde discreta. Foi ultrapassado por Nico Rosberg na partida e só recuperou a posição ao Mercedes na Curva 2, à 6ª volta, quando já estavam fora de alcance os pilotos da frente. Mais tarde, o KERS do carro do britânico falhou, o que relegou Button a um solitário sexto posto final.
Rosberg foi sétimo com o melhor dos Mercedes, tendo lutado com um impressionante Jaime Alguersuari. O piloto da Toro Rosso a converter o seu miserável 18º posto na grelha num magnífico 8º lugar final, resultado também de uma estratégia de duas paragens quando a maioria dos pilotos parou três vezes. Alguersuari segurou Adrian Sutil no final, com o Force India a superar uma luta inicial com Nick Heidfeld, 10º lugar em Renault.
Sérgio Perez foi, desta feita, o melhor dos Sauber, com uma estratégia de apenas uma paragem, falhando os pontos por pouco (11º), tendo perseguido, sem sucesso, Heidfeld, que acabou em 10º.
As esperanças de Michael Schumacher em pontuar acabaram quando teve um incidente com Vitaly Petrov quando regressava à pista após a primeira troca de pneus. O incidente forçou o alemão a parar mais uma vez, para colocar uma nova asa frontal, o que deixou o Mercedes em 17º. Petrov foi somente 15º, nunca recuperando de uma má partida.
Destaque ainda para Kamui Kobayashi pela negativa, visto que o piloto nipónico foi 15º, terminando pela primeira vez uma prova fora dos lugares pontuáveis este ano (na Austrália foi desclassificado devido a irregularidades no carro, mas na pista terminou em 8º).
Resultados:
Após oito rondas, estão assim ordenadas as tabelas dos campeonatos de pilotos e de construtores:
fonte (texto, resultados): http://www.autosport.com/news/report.php/id/92666
imagem: Base de dados de imagens para a imprensa da Red Bull - Red Bulls Media Pictures Database/GEPA
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