O regresso da Fórmula 1 ao traçado de Hockenheim foi marcado pela chuva, que no início da sessão chegou a cair com alguma intensidade, pelo que os pilotos tiraram proveito dos pneus para chuva forte. Ainda assim, e com muita água na pista, foram diversos os pilotos a passarem por momentos delicados, com ligeiras saídas de pista e atravessadelas dos seus monolugares. Foi numa dessas situações, na curva 3, que Hamilton perdeu o controlo do seu McLaren, causando danos na frente e na traseira do seu monolugar depois de embater nos muros de proteção.
Adrian Sutil passou ao lado destas situações e provou que é um dos melhores à chuva, levando o seu Force India até ao primeiro lugar da tabela de tempos. O alemão passou para a liderança à passagem da primeira hora do treino, acabando por melhorar o seu tempo já na fase final, altura em que a chuva já tinha parado e a pista começava a apresentar algumas zonas menos molhadas. Em segundo lugar ficou o brasileiro Felipe Massa, em Ferrari, tendo ficado a mais de um segundo do melhor tempo de Sutil. Massa protagonizou, contudo diversas atravessadelas e ligeiras saídas de pista. Jenson Button deu algum ânimo à McLaren depois do despiste de Hamilton, conseguindo registar o terceiro melhor tempo, bastante próximo de Massa.
Rubens Barrichello também mostrou não só as suas capacidades em pista molhada como também as melhorias do Williams, sendo quarto. O russo Vitaly Petrov esteve igualmente bem, ao fazer o quinto tempo. O melhor dos Mercedes foi tripulado por Nico Rosberg (sexto lugar), logo na frente de Sébastien Buemi (Toro Rosso) e Nico Hulkenberg, com o outro Williams. Vitantonio Liuzzi foi o nono mais rápido com o outro Force India, logo na frente de Pedro de la Rosa, no melhor dos Sauber.
A Red Bull não teve qualquer carro nos dez primeiros. Sebastian Vettel fez o 11º tempo e Mark Webber marcou o 14º registo. Fernando Alonso não foi além do 19º tempo, ficando duas posições atrás de Lewis Hamilton. No seu regresso a corridas "caseiras", Michael Schumacher foi apenas o 23º, a quase sete segundos do mais rápido e apenas à frente do inexperiente Sakon Yamamoto. Nota, ainda, para a grande prestação de Timo Glock, que colocou o seu Virgin em 12º, logo atrás de Vettel.
Apesar de algumas gotas de chuva que caíram de forma ocasional no traçado alemão, a pista esteve predominantemente seca, em especial nas linhas de trajectória,dando chances de rodar com os pneus slick e avaliar o comportamento das "borrachas" levadas pela Brigestone para Hockenheim. Ainda assim, e sobretudo na fase inicial, foi possível observar algumas ligeiras saídas de pista e atravessadelas.
Desde cedo que a Ferrari e Fernando Alonso pareceram bastante competitivos, e o espanhol chegou ao primeiro lugar com um tempo de 1:16.265s, muito tempo à frente de Felipe Massa, seu colega de equipa e também ele a mostrar a velocidade do reformulado F10. Já na fase final, o Red Bull de Sebastian Vettel aproximou-se do melhor tempo de Alonso, ficando apenas a 0.029s no segundo posto, relegando Massa para terceiro. A alternância entre Ferrari e Red Bull foi completa com o quarto posto de Mark Webber.
Os dois Mercedes colocaram-se nas posições imediatamente seguintes, com Nico Rosberg na frente de Michael Schumacher. Nesta sessão, ambos os pilotos da Mercedes danificaram ligeiramente os seus monolugares, embora sem grande gravidade. Tendo ficado de fora a maior parte da sessão devido ao seu despiste desta manhã, Lewis Hamilton só conseguiu rodar nos últimos quinze minutos de treino, levando o seu McLaren ao sétimo posto.
Robert Kubica enfrentou bem este primeiro dia de treinos livres com o Renault, terminando no oitavo posto, logo na frente dos cada vez mais competitivos Williams, com Rubens Barrichello a ficar com o nono tempo e Nico Hulkenberg com o décimo registo. Depois de liderar a primeira sessão do dia, Adrian Sutil ficou-se pela 14ª marca na segunda sessão, atrás dos dois Sauber e de Vitaly Petrov. Jenson Button esteve bastante mal, a não fazer mais do 15º tempo.
Entre as equipas novatas, a Virgin esteve novamente bem, mas desta feita Timo Glock não foi além de 19º, ainda que a dois décimos do pior representante das equipas estabelecidas.
Aqui ficam os resultados desta sessão:
fonte: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88099
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