Quando faltavam perto de 20 voltas para o final, a Ferrari alertou, via rádio, o piloto Felipe Massa para o facto de estar a rodar mais lentamente que Alonso, o que poderá ter sido uma ordem encapuzada para o brasileiro deixar passar o espanhol, já que é ele o mais bem colocado dentro da equipa para lutar pelo título, apesar do atraso. Polémica à parte, esta foi a segunda vitória de Fernando Alonso na Ferrari e logicamente em 2010. Sebastian Vettel foi terceiro, não beneficiando dessa forma da pole position obtida ontem. O alemão foi superado pelos dois Ferrari logo na partida, passando para o terceiro posto em que viria a terminar a corrida.
A vitória de Fernando Alonso seria sempre mais conveniente à Ferrari, o que gerou controvérsia (ler à parte). Massa deixou passar o espanhol, a cerca de 20 voltas do final da corrida, logo após uma transmissão de rádio da box da Ferrari onde foi dito: "O Fernando está mais rápido que tu, confirmas a recepção da mensagem?". Na conferência de imprensa, quando questionado, Felipe Massa disse: "Não se passou nada, fui ultrapassado e foi uma boa corrida para a equipa!".
Sebastian Vettel foi terceiro na frente dos dois McLaren, com Lewis Hamilton na frente de Jenson Button, e Mark Webber. Logo na partida, Massa, que partiu de terceiro, passou Vettel e Alonso, ascendendo ao primeiro lugar. Ao longo da corrida o brasileiro chegou a ter um avanço de 3.4s sobre o seu colega de equipa. Sempre em terceiro, Vettel, por vezes reduziu a desvantagem para os Ferrari, mas sem os incomodar verdadeiramente.
Os McLaren nunca tiveram andamento para chegar ao pódio, mas fizeram o suficiente para manter a liderança dos campeonatos, ainda com uma boa vantagem. A partir daqui deverá voltar a ter de se contar com a Ferrari, e a partir de agora poderão ser seis os carros com condições de vencer corridas, exceptuando algumas eventuais surpresas.
Para que se perceba o andamento dos pilotos da frente, o sétimo classificado Robert Kubica (Renault) terminou a mais de uma volta do vencedor. Nico Rosberg (Mercedes) foi oitavo na frente do seu colega de equipa na Mercedes, Michael Schumacher. O russo Vitaly Petrov, no outro Renault, alcançou o décimo posto, encerrando os lugares pontuáveis. A Williams não esteve tão bem como se esperava, sendo que Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg perderam terreno inicialmente e não conseguiram recuperar as posições.
O melhor dos Sauber, de Kamui Kobayashi, não foi além do 11º posto, enquanto que a Force India terminou pela segunda vez nesta época em branco, com Vitantonio Liuzzi em 16º e Adrian Sutil em 17º. Nas equipas novatas apenas Timo Glock (18º) e Bruno Senna (19º) terminaram a corrida. Curiosamente nesta corrida os abandonos foram, exceptuando o de Sébastien Buemi, apenas dos pilotos das equipas estreantes em 2010.
Eis a classificação da corrida:
Após 11 corridas estão assim ordenadas as classificações dos campeonatos:
fonte (texto e resultados:( http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88157
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