01/08/10

Superleague Fórmula em Brands Hatch: 1ª Corrida

Brands Hatch Superleague startJohn Martin venceu a primeira corrida da sétima ronda da Superleague Fórmula, disputada na manhã deste Domingo em Brands Hatch. O piloto australiano do Beijing Guoan passou Marcos Martinez (Sevilla FC), que largou da pole position, em Paddock Hill ainda na primeira volta, dominando o resto da corrida.

Marcos Martinez ficou na frente quando se acendeu a luz verde, mas Martin, que foi um pouco lento a reagir e deixou o espanhol fugir ainda antes de as luzes vermelhas se apagarem, mas não desistiu. Martin ficou atrás de Martinez e na descida para a travagem em Paddock aproveitou um erro do piloto do Sevilla para assumir o comando.

Os líderes quase se tocaram na saída da curva, mas Martin ficou na linha de dentro e manteve a liderança. Atrás dos dois, Andy Soucek, do Sporting, foi o terceiro a cruzar a linha de partida, mas o pilot do Tottenham, Craig Dolby, foi por fora na curva Paddock para assumir a terceira posição, com o seu rival na luta pelo título, Yelmer Buurman (AC Milan) em quinto, na frente de Tristan Gommendy, que fez uma partida rápida no carro do Galatasaray.

John Martin abriu uma vantagem de três segundos antes das paragens nas boxes, que pouco fez para alterar a ordem entre os primeiros, apesar de Gommendy perder 20 segundos quando derrubou um dos elementos da sua equipa de boxes.

Na volta 23 Marcos Martinez cometeu um erro na curva Paddock, saindo largo para a gravilha, o que permitiu a Craig Dolby subir ao segundo posto, que vinha atrás com pneus novos depois da paragem. Soucek e Buurman ficaram um pouco atrás de Martinez, mas nunca perto o suficiente para tentar fazer uma ultrapassagem.

Já perto do final da corrida, o carro de Martinez teve uma avaria na saída da curva Paddock, o que permitiu a Andy Soucek subir ao terceiro lugar. Este é o primeiro pódio do espanhol desde que voltou à Superleague Fórmula, há apenas dois fins-de-semana. É também o segundo pódio do Sporting Clube de Portugal na competição, primeiro na presente época.

Com o quarto lugar, Yelmer Buurman perdeu pontos para Dolby, e depois desta corrida ficou apenas com um ponto de vantagem para o britânico. Com uma estratégia de paragem tardia, Franck Montagny (Bordéus) conseguiu o quinto posto, na frente de Max Wissel (FC Basel).

A vitória de John Martin foi de mais de 5s, tendo gerido muito bem a diferença para Dolby na corrida. Dolby teve que lutar nas últimas voltas devido à sua lesão no pulso contraída em Zolder e foi também bloqueado por María de Villota (Atlético de Madrid).

Em relação a Álvaro Parente, no carro do FC Porto, o piloto luso perdeu posições no arranque e teve que fazer uma corrida de recuperação, acabando a corrida no 11º posto.

Eis os resultados desta corrida:

fonte (texto e imagem 1): http://www.autosport.com/news/report.php/id/85780

imagem 2: http://www.superleagueformula.com/superleague/Clubs/Sporting-Clube-de-Portugal/News/Soucek-delighted-with-third-on-the-grid

Sem comentários:

Enviar um comentário