Segundo o blog do jornalista Adam Cooper, o circuito da Coreia do Sul deveria ter sido inspeccionado pela FIA até 60 dias antes do GP de Fórmula 1 que aí se realizará, a 24 de Outubro próximo.
Se as regras fossem cumpridas, a FIA deveria ter realizado a inspecção no máximo até ao passado dia 21 de Agosto. Pode ler-se no Código Desportivo Internacional da FIA que "Para circuitos permanentes, a inspecção final deve ser feita o mais tardar 60 dias (ou 90 dias para eventos do Mundial de F1) antes do primeiro evento internacional a ser realizado, no qual todos os trabalhos de inspecção relativos à superfície da pista, características permanentes e instalações de segurança devem ser cumpridos para a satisfação da FIA".
Nada aponta nas mesmas regras para alguma eventual punição para o caso de atraso na análise da pista, cabendo ao Conselho Mundial decidir o que fazer. Pode também ler-se no regulamento que "A FIA (ou o seu Conselho Mundial) tem o direito de permitir todos os eventos internacionais num circuito ou, se as indicações da Comissão não forem cumpridas, proibi-los."
O arquitecto responsável pelo projecto do circuito de Yeongam, Hermann Tilke, garantiu que as obras vão ficar prontas a tempo do grande prémio, marcado para 24 de Outubro próximo. Confirma-se também que Karun Chandhok irá fazer uma demonstração na pista com o carro da Red Bull, já no próximo fim-de-semana. Essa exibição será o "baptismo" da inauguração do autódromo, a 50 dias da corrida.
Acredita-se que o atraso dos coreanos vai estar na agenda da reunião do Conselho Mundial da próxima semana. Caso o Grande Prémio da Coreia do Sul seja cancelado, o circuito pode ser impedido de integrar o calendário da Fórmula 1 em 2011. No regulamento pode ler-se que "Um evento cancelado por escrito à FIA com menos de três meses não será considerado para inclusão no campeonato do ano seguinte, a menos que a FIA julgue que o cancelamento foi por motivo de força maior".
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