01/08/10

Fórmula 1, GP Hungria: Corrida

Mark Webber obteve a sua quarta vitória da época e devido à conjugação de resultados de hoje o australiano sai da Hungria na liderança do Mundial, destronando Lewis Hamilton. No segundo posto ficou Fernando Alonso, que agora está a apenas 20 pontos do primeiro lugar do campeonato. Sebastian Vettel, mesmo penalizado a meio da corrida, acabou na terceira posição.

Felipe Massa foi quarto neste seu regresso à Hungria, onde sofreu um acidente grave no ano passado. Os rookies Vitaly Petrov e Nico Hülkenberg obtiveram excelentes resultados (os seus melhores da época). O russo foi o quinto no seu Renault, enquanto que o alemão foi 6º no melhor dos William. Pedro de la Rosa conquistou também o seu melhor resultado de 2010 com o sétimo posto.


Apesar de ter partido atrás de Sebastian Vettel e ter sido passado por Fernando Alonso na partida, Mark Webber venceu o GP da Hungria com uma táctica de corrida feliz, já que se manteve em pista quando o safety-car entrou para serem retirados detritos da pista. Quando o safety-car saiu de pista o australiano não tinha ninguém à frente, podendo abrir uma vantagem que o permitiu ir às boxes e manter o comando.


A McLaren teve uma corrida para esquecer. Lewis Hamilton foi forçado a abandonar com problemas no seu McLaren e Jenson Button foi apenas oitavo. Assim os pilotos da McLaren foram passados pelos pilotos da Red Bull, com Hamilton a cair para 2º (perdendo o comando para Webber) e Jenson Button a ser ultrapassado por Vettel no campeonato, descendo para quarto.


Sebastian Vettel foi apenas terceiro. O alemão foi penalizado com um drive trough. Na opinião da FIA o jovem alemão, quando seguia em segundo durante o período de safety-car, deixou uma vantagem muito grande para Webber, que seguia em primeiro, na volta de saída do safety-car.


Vitaly Petrov (Renault) fez uma corrida brilhante e conquistou o seu melhor resultado na Fórmula 1 com o quinto posto. A equipa Renault estragou a corrida de Robert Kubica, pois mandou sair o polaco das boxes na precisa altura em que Adrian Sutil entrava. Os dois pilotos bateram, e o polaco foi penalizado posteriormente por saída insegura das boxes. Pouco mais tarde Kubica viria mesmo a abandonar.


Nico Hulkenberg e Pedro de la Rosa fizeram também boas corridas, terminando respectivamente em sexto e sétimo lugar. Rubens Barrichello também se destacou, com uma ultrapassagem brilhante a Michael Schumacher, a quatro voltas do fim da corrida. O brasileiro estava-se a queixar do facto de o alemão o estar bloquear, e forçou a manobra, que o alemão tudo fez para evitar. Esta manobra, para muitos, foi algo suja, e quase que houve um acidente entre ambos.


Michael Schumacher penalizado


Rubens Barrichello, Michael Schumacher, Hungarian GP

Michael Schumacher vai perder dez posições relativamente ao lugar que obtiver na qualificação do próximo GP da Bélgica. A penalização é a sequência do incidente com Rubens Barrichello, quando ambos estiveram muito perto de um grande acidente.


O brasileiro tentava passar o alemão à passagem da 66ª volta, e Schumacher empurrou Barrichello contra o muro das boxes. Barrichello não tocou no muro por milímetros, conseguindo regressar à pista e passar Michael Schumacher, que se afastou ao aperceber-se do que fez.


Com as imagens televisivas a serem claras, os comissários Desportivos decidiram penalizar o alemão em dez posições na grelha para o GP da Bélgica sem sequer ouvirem os pilotos.


Eis a classificação da corrida:




Depois de 12 corridas estão assim ordenadas as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:



fonte (relatório de corrida, resultados e classificação): http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88443


fonte (penalização de Michael Schumacher:( http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88458


imagem 1: http://www.gpupdate.net/es/noticias-f1/240297/brillante-victoria-de-webber-en-hungria/


imagem 2: http://www.gpupdate.net/es/noticias-f1/240297/brillante-victoria-de-webber-en-hungria/

Sem comentários:

Enviar um comentário