Felipe Massa foi quarto neste seu regresso à Hungria, onde sofreu um acidente grave no ano passado. Os rookies Vitaly Petrov e Nico Hülkenberg obtiveram excelentes resultados (os seus melhores da época). O russo foi o quinto no seu Renault, enquanto que o alemão foi 6º no melhor dos William. Pedro de la Rosa conquistou também o seu melhor resultado de 2010 com o sétimo posto.
Apesar de ter partido atrás de Sebastian Vettel e ter sido passado por Fernando Alonso na partida, Mark Webber venceu o GP da Hungria com uma táctica de corrida feliz, já que se manteve em pista quando o safety-car entrou para serem retirados detritos da pista. Quando o safety-car saiu de pista o australiano não tinha ninguém à frente, podendo abrir uma vantagem que o permitiu ir às boxes e manter o comando.
A McLaren teve uma corrida para esquecer. Lewis Hamilton foi forçado a abandonar com problemas no seu McLaren e Jenson Button foi apenas oitavo. Assim os pilotos da McLaren foram passados pelos pilotos da Red Bull, com Hamilton a cair para 2º (perdendo o comando para Webber) e Jenson Button a ser ultrapassado por Vettel no campeonato, descendo para quarto.
Sebastian Vettel foi apenas terceiro. O alemão foi penalizado com um drive trough. Na opinião da FIA o jovem alemão, quando seguia em segundo durante o período de safety-car, deixou uma vantagem muito grande para Webber, que seguia em primeiro, na volta de saída do safety-car.
Vitaly Petrov (Renault) fez uma corrida brilhante e conquistou o seu melhor resultado na Fórmula 1 com o quinto posto. A equipa Renault estragou a corrida de Robert Kubica, pois mandou sair o polaco das boxes na precisa altura em que Adrian Sutil entrava. Os dois pilotos bateram, e o polaco foi penalizado posteriormente por saída insegura das boxes. Pouco mais tarde Kubica viria mesmo a abandonar.
Nico Hulkenberg e Pedro de la Rosa fizeram também boas corridas, terminando respectivamente em sexto e sétimo lugar. Rubens Barrichello também se destacou, com uma ultrapassagem brilhante a Michael Schumacher, a quatro voltas do fim da corrida. O brasileiro estava-se a queixar do facto de o alemão o estar bloquear, e forçou a manobra, que o alemão tudo fez para evitar. Esta manobra, para muitos, foi algo suja, e quase que houve um acidente entre ambos.
Michael Schumacher penalizado
Michael Schumacher vai perder dez posições relativamente ao lugar que obtiver na qualificação do próximo GP da Bélgica. A penalização é a sequência do incidente com Rubens Barrichello, quando ambos estiveram muito perto de um grande acidente.
O brasileiro tentava passar o alemão à passagem da 66ª volta, e Schumacher empurrou Barrichello contra o muro das boxes. Barrichello não tocou no muro por milímetros, conseguindo regressar à pista e passar Michael Schumacher, que se afastou ao aperceber-se do que fez.
Com as imagens televisivas a serem claras, os comissários Desportivos decidiram penalizar o alemão em dez posições na grelha para o GP da Bélgica sem sequer ouvirem os pilotos.
Depois de 12 corridas estão assim ordenadas as classificações dos campeonatos de pilotos e construtores:
fonte (relatório de corrida, resultados e classificação): http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88443
fonte (penalização de Michael Schumacher:( http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88458
imagem 1: http://www.gpupdate.net/es/noticias-f1/240297/brillante-victoria-de-webber-en-hungria/
imagem 2: http://www.gpupdate.net/es/noticias-f1/240297/brillante-victoria-de-webber-en-hungria/
Sem comentários:
Enviar um comentário