Carlos Checa |
O espanhol Carlos Checa venceu a 1ª corrida do Mundial de Superbikes no Autódromo Internacional do Algarve. Não foi uma vitória fácil para o espanhol campeão Mundial de Superbike de 2011, que subiu à liderança apenas na antepenúltima volta.
Jonathan Rea partiu da pole position após ter feito, no sábado, a melhor volta ao circuito algarvio nas Superbike (1m41.712s). Contudo, o norte-irlandês não manteve o comando por muito tempo. À volta 3, Sylvain Guintoli fez a melhor volta da prova em 1m43.453s e subiu à liderança, não mais a largando até à 20º volta. Rea ficou, então, no segundo posto.
Também na volta 3, Eugene Laverty caiu e teve que parar nas boxes duas voltas seguidas, atrasando-se irremediavelmente da luta pelos primeiros lugares. O norte-irlandês viria a terminar num modesto 19º lugar.
Pela sexta volta, os três primeiros – Guintoli, Rea e Marco Melandri – estavam no mesmo segundo, enquanto Checa era quarto a 1.111s, à frente de Joan Lascorz. Entretanto, mais atrás, a luta pelo sexto lugar ia sendo a mais intensa, envolvendo Leon Haslam, Max Biaggi – a recuperar do 17º lugar em que partira - Tom Sykes e Alex Badovini.
À oitava volta, Biaggi continuou a sua recuperação e já era 6º, deixando Sykes a cerca de 0.5s.
Na frente da prova, a vantagem de Guintoli ia aumentando por essa altura. Entre a 12ª e a 13ª volta, Checa subiu a segundo, superando Melandri, primeiro, e, depois, Rea. O espanhol conseguiu ainda ganhar algumas décimas ao líder Sylvain Guintoli.
À 16ª volta, Melandri perdeu o terceiro lugar para Rea. Na volta seguinte, no comando, Guintoli já só dispunha de um segundo de vantagem sobre Checa. O espanhol reduziu ainda mais a diferença (para 0.711s) na volta 18, volta na qual Melandri saiu de pista e perdeu o quarto posto para Joan Lascorz. Max Biaggi ficou, então, colado ao seu compatriota, no sexto lugar.
O possível triunfo de Guintoli estava cada vez mais ameaçado por Carlos Checa, e a quatro voltas do final, Checa já só estava a 0.290s do francês. Na 20ª volta, eis que Checa chegou finalmente à liderança, abrindo desde logo uma vantagem de 0.335s sobre o anterior líder, Sylvain Guintoli. Biaggi conseguiu, na mesma volta, superar Melandri para ascender a quinto.
Na última volta, Max Biaggi conseguiu ainda ultrapassar Lascorz para ser quarto, classificando-se a pouco mais de um segundo do pódio.
Resultados completos quando possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário