Filipe Albuquerque em 2º (à esquerda) |
Filipe Albuquerque conseguiu este domingo um pódio histórico no DTM, na corrida de Valência. Este é o melhor resultado de sempre de um português no campeonato alemão.
A prova foi dominada pelo sueco Mattias Ekstrom. Atrás de si, Albuquerque resistiu na partida e, posteriormente, aguentou os ataques de David Coulthard, isolando-se em segundo. Após as paragens nas boxes, o piloto de Coimbra aumentou a sua vantagem.
Em terceiro terminou Martin Tomczyk, que assim assegurou o título do DTM a uma jornada do final. Tomczyk beneficiou também do resultado de Bruno Spengler, que não pontuou. Com grandes paragens nas boxes, Tomczyk e Timo Scheider ultrapassaram os Mercedes de David Coulthard e de Renger van der Zande.
Miguel Molina foi o sétimo classificado, assegurando a posição após ter passado Oliver Jarvis, que foi oitavo. Jamie Green e Bruno Spengler ficaram, assim, fora dos pontos, num fim-de-semana terrível para a Mercedes.
Resultado histórico de Filipe Albuquerque
Filipe Albuquerque deu seguimento ao bom desempenho na qualificação de Valência e conseguiu um segundo lugar histórico.
O piloto de Coimbra mostrou-se, pois, satisfeito, dizendo que "Foi uma corrida fantástica. A estratégia da equipa funcionou na perfeição e o arranque foi bom, o que me permitiu segurar o segundo lugar." Albuquerque referiu que percebeu "que o Ekstrom estava mais rápido", o que o levou a optar "por manter" o segundo lugar "e poupar os pneus." O piloto português destaca que foi "sempre constante em termos de andamento e o segundo mais rápido ao longo da corrida." Filipe Albuquerque chegou a ter 10 segundos de vantagem para o terceiro classificado, podendo ser "mais cauteloso, pois a pista estava escorregadia e era muito fácil cometer erros".
Sendo o seu primeiro ano no ultra-competitivo DTM, para Albuquerque o segundo lugar "Tem sabor a vitória." O piloto conimbricense lembra que "Nem sempre" a sua "performance em pista se traduziu em resultados." Nas palavras de Filipe Albuquerque, quer ele, quer a equipa estavam "ansiosos por um resultado assim. Estamos todos de Parabéns."
Como seria de esperar, o resultado deixa Albuquerque "optimista para a derradeira prova do Campeonato".
O DTM encerrará a sua época de 2011 no fim-de-semana de 22 e 23 de Outubro, em Hockenheim. Antes disso, já no próximo fim-de-semana, Albuquerque irá disputar a última ronda da época das Blancpain Endurance Series.
Resultados postados quando possível.
fontes:
relatório de prova: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/100373
declarações de Filipe Albuquerque: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/100379
imagem: http://www.dtm.com/newsausgabe.php?id=10695
Sem comentários:
Enviar um comentário