Sebastian Vettel venceu pela 11ª vez em 2011. O piloto alemão sagrou-se vencedor do primeiro GP da Índia, disputado no Buddh International Circuit. Esta foi talvez uma das vitórias mais simples do muito bem sucedido ano do piloto da Red Bull.
O colega de equipa de Vettel, Mark Webber, também partiu da primeira linha da grelha, mas foi atacado por Jenson Button e Fernando Alonso. Vettel pôde assim isolar-se desde logo.
Durante a maior parte da prova a vantagem de Vettel foi entre quatro e cinco segundos. O germânico partiu da pole position, liderou toda a corrida e fez a volta mais rápida, uma performance extraordinária que se traduz no primeiro grand chellem de Sebastian Vettel.
Button passou para segundo na primeira curva. Alonso não abordou a travagem da melhor forma e alargou de mais a trajectória, permitindo a Webber manter-se em tercerio. O australiano fez alguns ataques sérios a Button nas primeiras voltas, antes do piloto da McLaren conseguir escapar e manter-se num incontestável segundo posto.
Webber perdeu o terceiro lugar para Alonso nas últimas paragens nas boxes, quando foi o primeiro dos pilotos da frente a mudar para os pneus duros.
Lewis Hamilton (McLaren) e Felipe Massa (Ferrari) continuaram a sua temporada de desentendimentos, com mais uma colisão entre ambos. O piloto da Ferrari adiantou-se a Hamilton na primeira volta e tinha uma distância segura até cometer um erro pouco antes do meio da corrida. O brasileiro ficou vulnerável aos ataques de Hamilton,
A colisão entre ambos acabou por acontecer na entrada para a Curva 5. Os comissários decidiram que o piloto da Ferrari foi o culpado, por ter deixado espaço insuficiente a Hamilton. Massa foi, então, penalizado com uma travessia da via das boxes, vindo a retirar-se mais tarde quando partiu uma suspensão num limitador. Já Hamilton teve que montar uma nova asa dianteira após o acidente, ficando em nono. Até final, o piloto da McLaren recuperou até sétimo.
À frente de Hamilton terminaram os dois Mercedes. O primeiro deles foi o de Michael Schumacher, que ficou na "cauda" de Nico Rosberg com uma partida rápida, passando a quinto com uma última paragem tardia.
A Toro Rosso parecia ter os seus dois carros assegurados nos lugares pontuáveis. Contudo, Sébastien Buemi parou com fumo a sair do seu monolugar. Jaime Alguersuari conseguiu o oitavo posto, à frente de Adrian Sutil no melhor dos Force India. Sergio Perez completou os lugares pontuáveis com o 10º posto. O mexicano fez uma série de voltas em pneus duros muito curta, mudando para pneus macios para o resto da prova.
Perez quase foi batido pelo Renault de Vitaly Petrov, que optou por uma estratégia semelhante. Bruno Senna lutou pelos lugares pontuáveis no outro Renault, mas teve problemas no KERS e acabou em 12º. Atrás de si ficou o Force India de Paul di Resta. Heikki Kovalainen, num Lotus, foi 14º (à frente do único Williams que terminou), chegando a rodar em 10º durante a corrida.
O layout do circuito Buddh provou-se difícil para os pilotos estarem em segurança na primeira volta. Primeiro houve um desentendimento entre os dois Williams que atirou Rubens Barrichello contra o Sauber de Kamui Kobayashi. O japonês regressou à pista no caminho do Virgin de Timo Glock. Entre outros toques de rodas ao longo da volta inaugural, Jarno Trulli teve um furo quando o seu Lotus foi atingido por um HRT em pião.
Narain Karthikeyan, o único piloto indiano em prova, conseguiu terminar em 17º ao volante de um HRT.
Resultados:
Campeonatos de Pilotos e de Construtores após 17 rondas:
fontes:
imagem: Red Bulls Media Pictures Database/GEPA
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