Sebastian Vettel sagrou-se bi-Campeão Mundial de F1 em Suzuka. |
Sebastian Vettel sagrou-se bi-Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2011, sendo terceiro no GP do Japão. A corrida foi ganha por Jenson Button, que se classificou logo à frente de Fernando Alonso.
Esta foi a primeira vitória de Button com a McLaren numa corrida totalmente seca. A série de vitórias de Vettel terminou, mas ainda assim o pódio do alemão foi um resultado mais do que suficiente para confirmar o título.
Claramente que Vettel teria preferido vencer a prova - sublinhou a sua determinação ao defender firmemente a liderança na partida, face a Button, que tinha partido rapidamente. O piloto da McLaren teve que pisar a relva, o que o levou a perguntar à equipa, via rádio, se Vettel seria penalizado. O incidente foi investigado, mas não resultou nenhuma penalização.
Button perdeu o seu ímpeto e Lewis Hamilton aproveitou para subir a segundo. Mas o britânico teve um furo no seu pneu traseiro direito à sétima volta e teve que abrandar, o que o forçou a parar cedo. À sua frente ficou Alonso - que passara o seu colega de equipa Felipe Massa na entrada para a primeira curva.
Button manteve os seus pneus em melhor forma do que Vettel, e aproximou-se do Red Bull no final da primeira série. Vettel parou uma volta mais cedo e ficou à frente após as paragens. Mas isso já não sucedeu na segunda janela de paragens. Aí, Button fez uma volta soberba antes de parar e a McLaren fez um óptimo trabalho na boxe. Assim o britânico ascendeu à liderança.
O safety car teve uma curta intervenção para limpar alguns destroços na pista. Um dos destroços era um pedaço da asa dianteira do Ferrari de Massa. O dano no Ferrari do brasileiro foi resultante de um desentendimento com Hamilton na luta pelo quarto posto. O incidente foi investigado, mas ninguém foi penalizado.
Com o pelotão a ficar agrupado pela bandeira amarela, Vettel ficou com tráfego à frente ao fazer uma terceira paragem mais cedo. O alemão mudou para pneus médios à 33ª volta.
Button ficou em pista mais três voltas e aumentou a sua liderança, com Alonso a ficar ainda mais uma volta, adiantando-se a um frustrado Vettel.
Sebastian Vettel colocou Alonso sob pressão durante alguns momentos, até a Red Bull sugeriu ao alemão que não erra altura para correr riscos. Alonso aproximou-se ao líder Jenson Button, ficando a um segundo do britânico antes deste aumentar o seu ritmo em resposta.
Mark Webber passou para a frente de Massa e de Hamilton com uma segunda paragem antecipada, assegurando o quarto posto. À 37ª volta Massa perdeu mais uma posição, para Hamilton.
Michael Schumacher classificou-se em sexto, ficando em pista bastante tempo antes de parar pela terceira vez. O alemão chegou mesmo a liderar a corrida, o que sucedeu pela primeira vez após o seu regresso à F1. A estratégia de Schumacher permitiu-lhe bater Massa para ser sexto.
Uma estratégia de duas paragens funcionou perfeitamente para Sergio Perez e para Vitaly Petrov. O mexicano foi oitavo apesar de ter partido em 17º, e Petrov foi nono. O 10º posto e o último ponto ficou para Nico Rosberg, que partira da última linha da grelha.
O herói local, Kamui Kobayashi, tinha esperanças em fazer uma óptima corrida, mas tudo ficou arruinado com uma má partida que o deixou com tráfego durante toda a prova. Kobayashi acabou em 13º, atrás dos Force India de Adrian Sutil e Paul di Resta.
Bruno Senna também perdeu terreno na primeira volta, partindo lentamente e saindo largo. Isso, em conjunto com uma lenta paragem, deixaram o piloto da Renault num longínquo 16º lugar.
Na classificação, destaque ainda para a Team Lotus de Tony Fernandes. Isto porque quer Heikki Kovalainen, quer Jarno Trulli, terminaram na mesma volta do vencedor. Esta é a primeira vez que, a Lotus de Fernandes e uma das equipas estreantes em 2010 conseguiu terminar na mesma do vencedor da prova.
O único abandono foi de Sébastien Buemi. Na paragem na boxe, a Toro Rosso apertou mal a roda frontal direita do carro do suíço.
Resultados:
Campeonatos de Pilotos e de Construtores após 15 rondas:
fontes:
texto e resultados: http://www.autosport.com/news/report.php/id/95192
imagem: © Red Bulls Media Pictures Database/GEPA
Sem comentários:
Enviar um comentário