09/10/11

IRC, Rali RACMSA da Escócia: Triunfo de Andreas Mikkelsen


Andreas Mikkelsen chegou finalmente ao seu primeiro triunfo no Intercontinental Rally Challenge, ao vencer o Rali da Escócia. Mikkelsen protegeu a sua liderança nas últimas etapas em Scone Palace.

O norueguês falhara por pouco vitórias nas duas últimas rondas do IRC (teve um acidente com a vitória à vista na Hungria, e foi superado por Thierry Neuville na última etapa de Sanremo).

Mas na Escócia Mikkelsen pilotou sem problemas, lutando com Guy Wilks de início, antes de subir à liderança quando o piloto da Peugeot saiu de estrada, na manhã de sábado.

No último dia de prova, Mikkelsen ainda teve um percalço: um furo fez a sua vantagem sobre Juho Hanninen cair de 50 para 28 segundos. Mas o norueguês respondeu com estilo, vencendo a primeira etapa após o meio do dia, limitando-se depois a "passear" para o triunfo com uma margem de 26.4 segundos.

O resultado marcou também a primeira vitória do programa de IRC da Skoda UK desde o primeiro triunfo com Wilks em 2009, também no Rali da Escócia.

Hanninen esteve fora do ritmo a maior parte do dia de sábado, antes de fazer alterações no set-up que lhe devolveram a confiança. Hanninen subiu de sexto para segundo.

Bryan Bouffier foi terceiro, resistindo a problemas de travões no seu PH Peugeot na última tarde de prova.

Craig Breen fez um rali soberbo e foi quarto com o seu Ford. O irlandês lidou com vários problemas mecânicos no dia de hoje mas resistiu ao líder do campeonato, Jan Kopecky. O checo esteve fora do ritmo na Escócia e só foi quinto graças a problemas de outros pilotos.

Kopecky dispõe agora de seis pontos de vantagem sobre Juho Hanninen no campeonato. Neste momento, seis pilotos ainda podem chegar ao título, quando falta disputar a prova do Chipre, que dá pontos a dobrar.

Thierry Neuville chegou a ser segundo no seu Kronos Peugeot, antes de cometer dois grandes erros e cair para oitavo. O belga conseguiu ainda chegar ao sexto posto, passando Toni Gardemeister na penúltima especial.

Guy Wilks subiu de 23º para 10º após o seu erro no sábado. Contudo, o seu Peugeot parou na última etapa.

Alastair Fisher  classificou-se em oitavo. David Bogie passou o rali todo a lutar pelo "triunfo" entre os carros de Produção com Jarkko Nikara, mas ambos sofreram acidentes no último dia do rali.

Também a cair na tabela com um bom resultado ao alcance esteve Patrik Sandell. O sueco manteve o quinto posto para a Skoda Sweden antes de danificar irremediavelmente o seu carro na manhã do último dia de prova.

A Proton parece ter mostrado a sua melhor performance no IRC num ano muito difícil. Per-Gunnar Andersson chegou a lutar por um lugar no pódio no primeiro dia de prova. Contudo, o sueco foi admoestado com penalizações de vários minutos quando o seu carro não ligou durante o reagrupamento no sábado. Andersson acabou por abandonar na manhã do último dia de prova.

O colega de equipa de Andersson, Alister McRae, estava nos pontos quando um dano provocou perda da pressão do óleo no seu carro. O escocês foi forçado a parar no sábado.

O IRC terminará com o Rali do Chipre. A prova, a disputar em piso de asfalto e piso de gravilha, terá lugar entre 3 e 5 de Novembro.

Resultados (10 melhores e principais desistências):


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