O piloto espanhol Dani Pedrosa colocou hoje um "ponto final" a anos consecutivos de vitórias de Jorge Lorenzo no Estoril, ao vencer o GP de Portugal de MotoGP. Esta é a primeira vitória da época para Pedrosa.
Marco Simoncelli, que brilhou na qualificação, caiu logo na primeira volta, e a corrida tornou-se uma batalha intensa entre os espanhóis Lorenzo e Pedrosa.
Votla após volta Pedrosa perseguiu o piloto da Yamaha na liderança, com a diferença entre ambos raramente a passar um décimo de segundo. Mas Pedrosa não parecia ter velocidade suficiente para fazer uma ultrapassagem a Lorenzo, olhando várias vezes para o interior na recta da meta sem ameaçar realmente.
Foi com quatro voltas para o final que Pedrosa saiu melhor da última curva e passou Lorenzo na Curva 1. Daí em diante nada parou Pedrosa, com uma série de voltas mais rápidas que permitiu ao piloto da Honda "escapar-se". Pedrosa provou assim que os seus problemas físicos pertencem ao passado, com uma série de últimaas voltas cada vez mais rápidas. Desde que Lorenzo chegou ao MotoGP, esta foi a primeira vez que o maiorquino foi batido no Estoril. Este resultado permite a Pedrosa ficar a apenas quatro pontos da liderança do campeonato, que pertence a Jorge Lorenzo.
A partir da segunda posição, Simoncelli, em Gresini Honda, perdeu a posição para Pedrosa na partida, e só conseguiu chegar-se outra vez na Curva 4, antes de protagonizar um violento high-side que terminou um fim-de-semana promissor. Para evitar este incidente Casey Stoner perdeu alguns décimos de segundo, o que permitiu aos dois primeiros ficar com um intervalo para a Honda do australiano. Primeiramente Stoner foi capaz de acompanhar o ritmo de Lorenzo e Pedrosa, mas depois o seu ritmo caiu para terminar num solitário terceiro posto.
Valentino Rossi chegou à quarta posição para a Ducati logo na primeira volta, e durante o resto da corrida Andrea Dovizioso tentou chegar a essa posição. Primeiramente Rossi parecia ter o lugar assegurado, mas nas últimas voltas Dovizioso atacou, acabando por conseguir ultrapassar Rossi nos instantes finais.
Colin Edwards foi o sexto classificado na sua Tech 3 Yamaha. Para ser sétimo, Hiroshi Aoyama lutou contra Cal Crutchlow (colega de equipa de Edwards) e contra Nicky Hayden (colega de equipa de Rossi).
Randy de Puniet encerrou o lote dos dez primeiros na sua Pramac Ducati. O seu colega de equipa, Loris Capirossi, subiu a sétimo após uma boa partida, mas caiu para o 12º lugar. Alvaro Bautista, que regressa da sua lesão na perna, conseguiu um respeitável 13º posto na única Suzuki.
Ben Spies, da Yamaha, foi um dos pilotos que abandonou. O americano caiu na tabela nas primeiras voltas depois de sair largo, e mais tarde caiu a meio da corrida, sendo forçado a abandonar.
Resultados da corrida:
fonte (textos, resultados): http://www.autosport.com/news/report.php/id/91049
Sem comentários:
Enviar um comentário