Disputou-se este fim-de-semana em Istambul a primeira ronda de 2011 das GP2 Series, com vitórias de Romain Grosjean e Stefano Coletti.
1ª Corrida:
Romain Grosjean levou a melhor num duelo com Sam Bird nos últimos momentos da corrida para vencer a primeira prova da época das GP2 Series.
O piloto da DAMS não teve adversários durante a corrida, mas não esperaria um final tenso, já que depois da paragem nas boxes liderava com mais de cinco segundos de vantagem para o piloto da iSport, Sam Bird. Mas o britânico, que recuperou o segundo posto a Dani Clos, da Racing Engineering, com uma boa ultrapassagem na Curva 12, à quinta volta, ameaçou a liderança de Grosjean nas restantes 14 voltas, estando a cerca de um segundo do francês nas últimas quatro voltas.
Grosjean pareceu relativamente calmo com a perseguição de Bird, mas mostrou sinais de pressão quando saiu largo na Curva 12, na última volta. Bird viu uma oportunidade, mas Grosjean defendeu seriamente nas últimas duas curvas, mantendo o lugar que lhe deu a vitória.
A cerca de meio minuto do duo da frente terminou Jules Bianchi no terceiro posto, recuperando de uma agitada parte inicial da corrida. O piloto da Lotus-ART tentou passar Clos (que partiu muito bem) nos primeiros momentos, mas acabou por perder devido a uma jogada oportunista de Luca Filippi, pelo interior na Curva 3. Ambos passaram Clos, mas Bianchi perdeu mais terreno na sua paragem nas boxes, ao ser lento a arrancar.
Assim, Josef Král e Stefano Coletti ficaram na frente de um grande grupo de carros na luta pelos últimos lugares pontuáveis.
Bianchi conseguiu superar estes dois pilotos, passando depois Christian Vietoris para o quinto lugar, com o alemão a cair na ordem depois de parar cedo para trocar de pneus.
Daí em diante Bianchi passou cautelosamente Clos, e fez uma ultrapassagem impressionante a Giedo van der Garde, que se manteve sem problemas na sua caminhada de 12º na grelha para terceiro, antes de Bianchi o ter passado.
Atrás deles, Coletti manteve-se na frente de Luiz Razia para ser quinto, com Charles Pic a conseguir superar Marcus Ericsson e Clos nos últimos momentos para conseguir a sétima posição.
Filippi não conseguiu qualquer resultado apesar dos seus esforços iniciais, sendo colhido pelo piloto da Ocean Racing Technology, Johnny Cecotto Jr.. Este último saiu largo na Curva 8 e atravessou a pista em pião.
Outro acidente dramático ocorreu na primeira volta, quando Fabio Leimer passou Max Chilton e a "voar" a alta velocidade na saída da Curva 2.
O outro piloto da equipa portuguesa ORT, o alemão Kevin Mirocha, protagonizou uma consistente corrida de estreia, chegando a lutar pelas posições pontuáveis, mas abandonou na última volta da corrida.
Resultados:
2ª Corrida:
Stefano Coletti venceu a sua primeira corrida nas GP2 "Main" Series, resistindo ao sprint da última volta, após a intervenção do safety-car.
O piloto da Trident pareceu ter a corrida na mão após passar Dani Clos, que partira da pole, na sétima volta. Coletti ia para a vitória quando o safety-car interviu nas últimas voltas após um incidente espectacular, na recta da meta, entre Julian Leal e Davide Rigon.
Coletti pareceu cometer um erro no reinício, ao sair largo na Curva 12 na última volta, mas Giedo van der Garde, o segundo classificado. não conseguiu atacar, contentando-se com o segundo lugar.
Na última volta, Van der Garde quase perdeu posição para o seu colega de equipa na Addax, Charles Pic, mas o francês acabou por perder um lugar para Sam Bird, que de sétimo na grelha passou ao terceiro posto final na última passagem pela recta grande.
Bird quase sofria um incidente no reinício, quando estava em luta com o seu colega de equipa Marcus Ericsson na saída da última curva. O sueco danificou a asa frontal, caindo para fora dos pontos, depois de uma corrida impressionante, de nono na grelha até quinto.
Enquanto Bird somava pontos ao seu pódio da primeira corrida, os dois outros pilotos que estiveram com ele no pódio da corrida inaugural - Romain Grosjean e Jules Bianchi - falharam os pontos, depois de se desentenderem na primeira volta.
Bianchi começou por dentro de Grosjean quando o pelotão passou pela primeira vez na Curva 12. Mas o piloto da DAMS permaneceu por fora na curva seguinte e passou à parte de dentro na Curva 14. O francês pareceu sair limpo da jogada, mas chocou com Bianchi quando este reduziu a velocidade. O piloto da ART fez um pião e caiu para 23º, enquanto o vencedor da primeira corrida teve que substituir a asa dianteira.
Nesta corrida, os pilotos da equipa portuguesa Ocean Racing Technology estiveram discretos, com Johnny Cecotto Jr. a ser 13º e Kevin Mirocha a cair do 15º posto à partida para o 19º lugar final.
Ainda é de destacar que nesta corrida apenas abandonaram três pilotos.
Resultados:
fonte (texto, resultados - corrida 1): http://www.autosport.com/news/report.php/id/91231
fonte (texto, resultados - corrida 2): http://www.autosport.com/news/report.php/id/91256
s
Sem comentários:
Enviar um comentário