Bruno Spengler começou a época de 2011 do DTM com uma vitória indiscutível em Hockenheim.
O piloto da HWA Mercedes controlou a corrida partindo da pole e liderou a corrida inteira para a sua oitava vitória na categoria e para a liderança no campeonato.
Atrás do piloto canadiano, os quatro primeiros acabaram conforme se qualificaram, com Mattias Ekstrom em segundo, Ralf Schumacher em terceiro e Timo Scheider no quarto posto.
A última volta foi dramática. Primeiro, Schumacher bloqueou na travagem para a Mercedes Arena e teve que se defender do Abt Audi de Scheider. Foi depois a vez de Ekstrom abrandar nas últimas duas curvas com um problema na suspensão traseira.
O terceiro lugar de Schumacher é o primeiro pódio do alemão no DTM.
Martin Tomczyk classificou-se na quinta posição, sendo o melhor dos pilotos com carro de 2008. O alemão quase teve grande influência no resultado da corrida, ao deixar as boxes depois da sua segunda paragem, o doseador de combustível continuou conectado ao carro. O doseador caiu do seu Phoenix Audi entre as curvas um e dois, e foi necessária a intervenção do safety car, que não conseguiu de imediato apanhar os líderes.
Gary Paffet, que partiu de 18º, conseguiu chegar a oitavo antes a sua segunda paragem, mas depois ficou atrás de Miguel Molina, com o Abt Audi de 2008. Paffet finalmente passou o espanhol na curva 2 depois da saída do safety car, e antes do final apanhou Maro Engel, para a sexta posição.
Jamie Green, colega de equipa de Paffett, também passou o Mucke Mercedes de Engel, terminando em sétimo. Engel foi oitavo, encerrando os lugares pontuáveis.
Oliver Jarvis foi nono no seu Abt Audi, mas não antes do pião do seu colega de equipa Miguel Molina, na saída do gancho Spitzkehrenished à 28ª volta. Molina saiu largo na entrada para a curva ao tentar recuperar a posição que perdera para Paffet. Isso permitiu a David Coulthard encerrar o top-10.
O português Filipe Albuquerque, num Rosberg Audi, estreou-se no campeonato com uma prova agitada, terminando no 17º lugar (o último dos que terminou a corrida).
Albuquerque era 14º classificado quando foi admoestado com uma penalização por, alegadamente, ter saído das boxes com o sinal vermelho. Foi esta penalização que atirou o português para o 17º posto final.
Eis as palavras de Filipe Albuquerque após a corrida, citado pela sua assessoria de imprensa: "Foi uma estreia atribulada, repleta de confusões e muito difícil. Infelizmente sofri todo o fim-de-semana com falta de andamento e isso não permitiu fazer melhor. No entanto, foi importante terminar a corrida, ganhar experiência e acreditar que a próxima será melhor".
Resultados da prova:
fonte (texto, resultados): http://www.autosport.com/news/report.php/id/91053
fonte (texto sobre Filipe Albuquerque): http://www.record.xl.pt/Modalidades/Motores/Automobilismo/interior.aspx?content_id=695401
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