11/02/11

Testes F1 - Jerez, dia 1: Massa faz o melhor tempo

Felipe Massa, em Ferrari, foi o mais rápido do primeiro dia de ensaios de pré-época da Fórmula 1 em Jerez.
O brasileiro estabeleceu o tempo mais rápido do dia na sua sétima volta da sua primeira série. A marca foi estabelecida exactamente a meio da série, o que constitui um sinal positivo no ritmo da Ferrari, contando com o nível de combustível e os pneus frontais.

A Ferrari fez apenas mais uma série longa de voltas à tarde, com Massa a completar 16 voltas, a maioria das quais na casa do 1m23-24s. O brasileiro fez também voltas em 1m22s algumas vezes, em séries mais curtas mas em nenhum momento esteve a menos de 1.5 segundos do seu melhor.

Sergio Perez fez o segundo melhor tempo do dia. O tempo foi estabelecido na primeira volta lançada de uma série de oito, durante a qual o seu ritmo caiu drasticamente do 1m25s para o 1m27s antes de regressar às boxes. A Sauber não fez séries mais longas do que oito voltas no dia todo.

Perez provocou, ainda cedo, a primeira bandeira vermelha do dia, ao parar à saída da Curva Jorge Martinez - a segunda à esquerda após o gancho Dry Sack.

Mark Webber fez apenas o terceiro tempo da geral, mas veio na primeira de uma série de seis voltas. O Red Bull RB7 mostrou novamente uma consistência impressionante de ritmo em várias séries longas - Webber fez mais duas séries com mais de doze voltas consistentemente na casa do 1m23s.
Daniel Ricciardo foi o quarto mais rápido, num Toro Rosso, fazendo constantemente voltas na casa do 1m23s em séries "médias" de voltas, melhorando depois para o 1m21.7s, a sua melhor volta.

A McLaren fez principalmente séries curtas neste primeiro dia com o seu novo carro, acabando com o quinto melhor tempo. Durante a sua série mais longa (11 voltas), os tempos das voltas de Lewis Hamilton caíram do 1m23s para o 1m24s. O seu melhor tempo do dia, em 1m21.914s, foi feito numa série de apenas uma volta.
Jaime Alguersuari passou para o controlo do Toro Rosso à tarde, acabando em sexto. O espanhol fez, principalmente, séries de cinco voltas, com os seus tempos a rondarem consistentemente o 1m22s até uma série inteiramente no 1m27s.

A Force India estreou cautelosamente o seu carro de 2011, mas no fim do dia Adrian Sutil fez 11 voltas consecutivas, principalmente em 1m24s. Também fez a melhor das suas 28 voltas no início da série, cotando-se como o sétimo mais rápido do dia.

Depois de uma série rápida para testar a água, o piloto da Lotus Renault GP, Vitaly Petrov, fez durante a maior parte da manhã fezendo voltas de instalação back-to-back. O russo fez tempos no 1m24s na sua série mais longa, de oito voltas, efectuando o seu melhor tempo na primeira volta de uma série de cinco. Também provocou uma bandeira vermelha ao fazer um pião para a gravilha na Curva 1 mais tarde, durante a tarde.

A Mercedes fez mais um dia de teste sem mostrar sinais de ritmo para os primeiros lugares. Nico Rosberg caiu do 1m24s para o 1m26s na sua série mais longa do dia, de 17 voltas - apesar de ter feito o seu melhor tempo do dia - uma volta em 1m23.963s - na terceira volta da série, ao ter um nível de combustível significante.
Foi Rosberg que causou a terceira bandeira vermelha do dia, ao parar na pista a meio do dia.
A Lotus fez 12 voltas na sua série mais longa, caindo de um 1m24.792 para 1m26s. Jarno Trulli ainda fez novamente voltas no 1m24s em séries mais curtas, mais tarde no dia.

Timo Glock fez 42 voltas com o novo Virgin MVR-02, estando a maior parte do dia na casa do 1m25s - em séries curtas no início e depois durante uma série de oito voltas no final da sessão.

Pastor Maldonado só fez 14 voltas com o Williams após um problema no actuador da asa de manhã. A equipa esperava regressar à pista para mais voltas à tarde mas apenas conseguiu fazer duas séries curtas.

Eis os tempos deste primeiro dia:

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site

Sem comentários:

Enviar um comentário