Filipe Albuquerque ao volante do Team Portugal na última ronda da A1GP, Brands Hatch em 2009 |
Poderá ser já neste Outono que se inicia a primeira época do campeonato A10 World Series. O novo campeonato reviverá o conceito da A1GP World Cup of Motorsport, segundo revela a revista britânica Autosport.
Um grupo de investidores, liderado por uma figura do automobilismo, deverá estar a poucas semanas de anunciar o novo campeonato sob o nome A10 World Series.
Segundo a Autosport britânica apurou, foi definida uma data de lançamento, no início de Fevereiro. O campeonato será de monolugares, e monomarca, devendo arrancar em Outubro próximo.
A A10 World Series, tal como a A1GP, irá ser disputada por equipas nacionais. Irá também decorrer num Inverno, e deverá ter um calendário com maior parte das corridas não europeias, com foco nos mercados de automobilismo emergentes.
Uma fonte da Autosport britânica, perto do novo grupo, afirmou que "Isto é parecido em vários aspectos com a A1GP, mas não é um relançamento do antigo campeonato.". A mesma fonte disse que "A filosofia é completamente diferente em termos do modelo de negócios."
O sistema de pontuação do novo campeonato, já publicado no site oficial do campeonato, seria um pouco diferente do que é habitual em campeonatos baseados na Europa. Seriam distribuídos pontos aos 15 primeiros, com 15 pontos para o vencedor e 1 ponto para o 15º. Seriam também dados pontos adicionais: um ponto para a pole position, um ponto para a volta mais rápida e, talvez a maior novidade, um ponto para o pit stop mais rápido.
fonte (texto): http://www.autosport.com/news/report.php/id/89003
sistema de pontuação e logótipo: http://www.a10worldseries.com/points.php
Sem comentários:
Enviar um comentário