Robert Kubica foi o mais rápido do terceiro e último dia dos primeiros testes de Fórmula 1 em 2011, realizados em Valência. O polaco, ao volante do inovador Lotus Renault GP R31 com escapes à frente, estabeleceu também a melhor marca destes testes.
O dia estava a meio antes da equipa fazer algumas séries boas de voltas, mas quando a correr, Kubica entrou rapidamente no ritmo. O polaco foi o terceiro piloto a fazer voltas na casa do 1m13s, e mais tarde fez a melhor volta de todas, em 1m13.144s, quando faltava uma hora para o final.
Antes de estabelecer a melhor marca, Kubica fez tempos no 1m13s por três vezes, e em todas as três vezes o tempo foi efectuado na primeira volta de uma série de três. Uma série de voltas mais longas feita pela Lotus Renault GP na última hora, na qual o ritmo de Kubica desceu por instantes do 1m16s médio para o 1m17s alto - com uma queda bruca após 18 voltas.
Adrian Sutil foi o piloto que hoje efectuou mais voltas (117), continuando a boa performance do Force India, ainda de 2010, com o segundo posto. O alemão fez voltas na casa do 1m14s na sua primeira série do dia, e baixou para para o 1m13.2s numa série de três voltas ainda feita cedo. Esse tempo ficou imbatível até à tarde.
Durante várias séries curtas de voltas feitas de manhã, Sutil repetiu tempos na casa do 1m14s, e depois do almoço, fazendo séries mais longas, de 10 e 15 voltas, o alemão baixou o seu tempo para a casa do 1m19s, no qual gastou a maior parte da tarde.
À semelhança de Kubica, Jenson Button também demorou algum tempo para apanhar o ritmo. Ainda a pilotar o McLaren de 2010, o britânico focou-se principalmente nos pneus e nas temperaturas baixas no início do dia, não havendo muito para a equipa fazer. O melhor tempo de Button, 1m13.553s, foi efectuada numa série mais curta de voltas, sendo por isso. Séries mais longas seguiram-se, com o piloto da McLaren a rodar consistentemente na casa do 1m16s.
Depois de estar limitado apenas dez voltas por uma falha num cilindro principal no dia de ontem, Mark Webber ansiava começar a trabalhar esta manhã. Uma série de sete voltas feita na casa do 1m15s / 1m16s, ainda cedo, indicou um ritmo promissor, que foi realçado com uma série particularmente impressionante de 20 voltas perto da hora de almoço, durante a qual o australiano rodou entre os 1m16s médios e os 1m15s baixos, conforme o combustível ia diminuindo.
Os melhores tempos do dia feitos por Webber vieram na primeira de cinco séries de sete voltas cada, sugerindo que há muito mais ritmo para vir do RB7 do que a melhor marca feita por Webber, de 1m13.936s.
Os planos da Ferrari foram atrasados por uma fuga de óleo no F150, depois de Massa ter feito apenas 12 voltas, O brasileiro apenas regressou nas últimas duas horas e, primeiramente, os seus melhores tempos - 1m14.5s - foram feitos no início de séries de 12 voltas. O brasileiro acabou o dia com duas marcas no 1m14.0s em séries de três voltas. Assim, Massa terminou o dia em quinto.
A Virgin efectuou várias séries de 12 voltas no dia de hoje, com Timo Glock a fazer maior parte das marcas na casa do 1m17s, antes de passar ao 1m14s numa série única feita já tarde. O alemão terminou o dia na sexta posição.
Pastor Maldonado e a Williams contrariaram a tendência e começaram o dia com séries longas - o venezuelano fez consistentemente voltas na casa do 1m16s durante estas séries iniciais, estando bem comparado com os que o seguiram mais tarde. Maldonado passou a fazer séries mais curtas à tarde, passando gradualmente a fazer voltas na casa do 1m14s. As grandes variações dos tempos sugerem que a Williams esteve ainda a trabalhar mais na análise pneus/séries de voltas.
O melhor tempo feito por Maldonado, 1m14.299s, permitiu-o subir ao sétimo posto próximo do final do dia, quando a Williams a reverter duas séries longas para o fim do dia.
Sergio Perez foi o oitavo do dia, num Sauber. O mexicano ficou parado depois de apenas nove voltas, por ter que substituir a sua caixa de velocidades. Quando regressou à pista, Perez fez duas séries longas no final da manhã, com tempos na casa do 1m15s, antes de fazer uma marca no 1m14.4s numa série mais curta feita mais tarde.
Michael Schumacher fez séries curtas durante a manhã, com as melhores marcas a ficarem entre o 1m14s alto e médio. Seguiram-se séries longas à tarde com a melhor - de 20 voltas - a ter uma média de tempos na casa do 1m16s, caindo ocasionalmente para o 1m15s.
Sébastien Buemi passou maior parte do dia a fazer séries de cinco voltas, e progrediu do 1m17s para o 1m15s. O suíço fez a sua melhor volta em 1m14.8s, para acabar em 10º.
O HRT de Narain Karthikeyan ficou no último lugarm a 1.7s de Buemi. A equipa nunca tentou fazer séries mais longas do que cinco voltas e o indiano fez a maioria das voltas na casa do 1m17s, antes de fazer voltas no 1m16s em séries de duas e três voltas, durante a tarde.
O progresso da Lotus ficou hoje dificultada devido ao problema com a direcção assistida sofrido ontem. A equipa esperava que as peças de substituição chegassem a Valência a tempo, vindas da sua base do Reino Unido. Contudo, as peças não chegaram a tempo, e Jarno Trulli teve que efectuar 38 voltas de instalação, verificação de sistema e testes de aerodinâmica, não estabelecendo nenhuma marca no dia de hoje.
Eis a lista de tempos do dia de hoje:
Esta é a lista dos melhores tempos de cada piloto (três dias de testes "misturados"):
fonte (texto): http://www.autosport.com/news/report.php/id/89267
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