As novas asas traseiras ainda hoje foram estreadas em pista, mas já há semanas que provocaram opiniões muito distintas. Enquanto uns pensam que as novas asas traseiras ajustáveis irão contribuir muito para o espectáculo, outros acham que a inovação beneficiará, de forma desleal, os pilotos perseguidores. Só na primeira corrida é que se saberá quem tem razão, o que ocorrerá apenas a 13 de Março no Bahrain.
Por agora, o que já se pode ver é como funciona o sistema. De acordo com os regulamentos da FIA, a asa traseira pode ser ajustada em 50 mm, através de um simples botão no volante dos Fórmula 1. Em curva, os pilotos mantêm a asa o mais 'fechada' possível, 'abrindo-a' nas rectas. Com o accionar dos travões, a asa volta ao seu 'estado' normal, o que poderá também acontecer com a desactivação do sistema por parte do piloto, caso rode a menos de um segundo do piloto da frente. Tudo isto irá ser controlado pela FIA. Uma luz no volante informará o piloto se pode fazer uso do sistema (luz verde) ou não (luz vermelha).
Na partida, e durante as duas primeiras voltas, nenhum piloto poderá utilizar o sistema. Aí, existe o KERS, que regressa este ano aos monolugares de F1. Em qualificação, não haverá restrições ao uso do sistema.
Segue-se um vídeo da asa traseira do Sauber C30, que dá para ver o sistema em funcionamento.
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