Jorge Lorenzo superou as motos da Honda para obter uma vitória difícil na primeira corrida da época do MotoGP, no Qatar.
O actual campeão Casey Stoner parecia ir para a sua quinta vitória em Losail durante maior parte da prova, até Lorenzo atacar nos últimos momentos de prova – levando a melhor sobre Dani Pedrosa antes de passar à liderança que não mais largaria.
Pedrosa passou ainda Stoner, que teve que se contentar com o terceiro posto.
Lorenzo manteve-se na frente com a sua Yamaha no início, com Pedrosa a fazer uma partida-relâmpago como é hábito passando de sétimo a segundo.
Stoner passou Pedrosa na terceira volta após vários ataques mal sucedidos e depois passou Lorenzo e assumiu o comando, uma volta mais tarde.
Primeiramente Stoner conseguiu isolar-se, alcançando uma vantagem de dois segundos que foi mantendo.
Tudo parecia estar sob o controlo de Stoner até ao seu ritmo decair abruptamente nas últimas voltas, o que permitiu a Lorenzo e a Pedrosa aproximarem-se do australiano.
Antes de Lorenzo poder atacar Stoner, Pedrosa ainda superou a Yamaha para subir a segundo – mas rapidamente Lorenzo recuperou a posição.
Lorenzo conseguiu então superar Stoner a três voltas do final, e apesar do australiano recuperar a liderança na recta da meta, Lorenzo retaliou na travagem para a Curva 1, reassumindo o comando e escapando.
Pedrosa ainda passou para segundo levando a melhor sobre Stoner, partindo em perseguição de Lorenzo, mas não conseguindo apanhar a Yamaha. Esta é a primeira vitória de Lorenzo em Losail no MotoGP, sendo a primeira corrida do maiorquino depois da lesão que sofreu na mão em Outubro último, na Austrália.
Cal Crutchlow, que se qualificara na primeira linha da grelha, perdeu posições na partida, e passou depois 17 voltas a tentar tudo por tudo para passar o seu colega de equipa na Tech 3 Yamaha, Andrea Dovizioso, na luta pelo quarto posto. Por essa altura, o britânico já não conseguia alcançar os três primeiros.
O campeão de Moto2, Stefan Bradl, estava em sexto na LCR Honda nas primeiras voltas, antes de ser ultrapassado pela Ducati de Nicky Hayden e pela Gresini Honda de Alvaro Bautista. Hector Barbera também apanhou Bradl formando um “comboio” espectacular.
align="justify"
Valentino Rossi, décimo na outra Ducati, e o 11º, Ben Spies (Yamaha), tiveram uma prova para esquecer – ambos perderam ritmo rapidamente, ficando na luta pelas posições na “cauda” do pelotão dos protótipos. Spies só conseguiu superar por alguns segundos o melhor das CRT, Colin Edwards (Forward Suter-BMW).
Resultados do GP do Qatar de 2012 em MotoGP:
fonte (texto e resultados): Autosport (britânica)
imagem: Website ofical MotoGP
Sem comentários:
Enviar um comentário