14/04/12

Fórmula 1, GP China/Qualificação: Primeira 'pole' de Nico Rosberg

Fórmula 1, GP China/Qualificação:Primera pole de Nico Rosberg

Nico Rosberg alcançou a sua primeira pole position na Fórmula 1. O alemão dominou a qualificação para o GP da China, em Shanghai. A sua equipa, a Mercedes, tem também aqui a primera pole position desde que regressou à Fórmula 1 em 2010.

Rosberg superou o segundo mais rápido, Lewis Hamilton, por mais de meio segundo, com as previsões de uma excelente qualificação por parte da Mercedes a confirmarem-se. Michael Schumacher foi o terceiro mais rápido. Com a penalização já imposta a Hamilton pela troca de caixa de velocidades (cairá para sétimo), Schumacher sobe a segundo na grelha, o que se traduz numa primeira linha da grelha dominada pela Mercedes.

Enquanto um dos alemães em prova celebrou a sua primeira pole, outro teve um resultado desastroso: o actual campeão mundial Sebastian Vettel não conseguiu melhor do que o 11º posto à partida no seu Red Bull.

Rosberg liderou a “dobradinha” da Mercedes na segunda fase da qualificação (Q2), e na fase seguinte (Q3) suplantou os seus adversários ainda nos primeiros momentos, com uma marca imbatível de 1m35.121s. Rosberg estava tão confiante de que o seu tempo resultaria na pole que saiu do carro e foi para a área de pesagens. Enquanto isso os outros pilotos em prova na Q3 estavam a melhorar os seus tempos tentando apanhar a marca do piloto da Mercedes.

Hamilton conseguiu fazer um tempo entre os dois Mercedes, mas devido à penalização não poderá ocupar essa posição à partida.
A penalização do britânico também permitirá a subida de um lugar – a terceiro – de Kamui Kobayashi. O piloto nipónico da Sauber mostrou o progresso da sua equipa ao marcar o quarto tempo da qualificação.

Na forma actual, Vettel pareceu sempre longe da quarta pole consecutiva em Shanghai. Mas a grande surpresa foi o alemão não ter conseguido alcançar a Q3 – foi a primeira vez que tal sucedeu desde o GP do Brasil de 2009.

O bi-campeão mundial, com o seu Red Bull a usar uma especificação de escapes diferente da de Mark Webber, foi apenas 0.3s mais lento do que o seu colega de equipa. Webber conseguiu passar à Q3. Na Q2, houve um equilíbrio tal que a diferença entre o 11º e o primeiro foi inferior a um segundo. Vettel foi caindo no top 10 e acabou por ser superado pelo Lotus de Romain Grosjean. Nessa altura, Vettel ainda estava numa volta rápida, mas não foi rápida o suficiente para entrar nos dez primeiros.

Jenson Button (McLaren) também não esteve na melhor forma possível na qualificação, tal como Webber (Red Bull). Os pilotos da McLaren e da Red Bull, não alcançaram melhor do que os sexto e sétimo lugares, respectivamente, ambos atrás do Lotus de Kimi Raikkonen.

Sergio Perez, em Sauber, e o piloto da Ferrari Fernando Alonso lutaram pela vitória na Malásia e estiveram novamente juntos na liderança na primeira fase da qualificação (Q1). Ambos foram à Q3, sendo oitavo e nono respectivamente. A fechar os dez primeiros ficou Romain Grosjean no seu Lotus.

Felipe Massa irá partir de 12º, apesar de ter estado perto do ritmo de Alonso enquanto ambos estavam em prova.

A segunda metade da grelha tem todas as linhas com carros das mesmas equipas. Os dois Williams irão partilhar a sétima linha (Pastor Maldonado 13º e Bruno Senna 14º). Logo atrás estarão os dois Force India (em 15º Paul di Resta e em 16º Nico Hulkenberg). Os Toro Rosso de Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne partirão da linha seguinte (Ricciardo foi 17º, e Vergne não foi além da Q1 – 18º).
Atrás, o cenário habitual. A Caterham liderou as equipas do fundo do pelotão (Heikki Kovalainen em 19º e Vitaly Petrov em 20º).

Seguem-se os Marussia de Timo Glock e de Charles Pic. A encerrar o pelotão, os dois HRT, com Pedro de la Rosa melhor que Narain Karthikeyan. Nesta qualificação todos alcançaram facilmente a margem dos 107%.



Qualificação para o GP da China de 2012 - Resultados:

Qualificação do GP da China de 2012 Resultados



Grelha de Partida para o GP da China 2012 (contando com a penalização imposta a Lewis Hamilton, de perda de cico lugares na grelha de partida:

Grelha de Partida do GP da China de 2012

fonte (texto e resultados): Autosport (britânica)

imagens: Nextgen-Auto Motorsport



Amanhã (15 de Abril), a corrida terá lugar a partir das 08h00, tendo transmissão directa na Sport TV1

Sem comentários:

Enviar um comentário