Lewis Hamilton triunfou pela terceira vez na época. O britânico terminou o GP de Itália na frente de um surpreendente Sérgio Pérez.
Alonso beneficiou dos azares do seu mais directo perseguidor no Mundial, Sebastian Vettel. O alemão forçou Alonso a ir à relva a meio da prova. Mais tarde, Vettel abandonou com problemas mecânicos.
Durante a maioria da prova, a corrida parecia caminhar para uma “dobradinha” da McLaren.
Felipe Massa realizou uma excelente partida adiantando-se a Jenson Button no segundo posto. Depois pressionou Hamilton na primeira chicana, mas o britânico conseguiu manter a liderança. Button recuperou o segundo posto antes da primeira ronda de paragensnas boxes.
Mas a 19 voltas do fim houve um "golpe de teatro". O McLaren de Button teve um problema de pressão de combustível que motivou o abandono do britânico. Isso elevou Massa a segundo, com Alonso a persegui-lo.
O líder do campeonato saiu de 10º e ganhou dois lugares na partida, antes de ultrapassar Kamui Kobayashi e Kimi Räikkönen. Sebastian Vettel foram os adversários mais difíceis de Alonso. Não obstante, o espanhol conseguiu conquistar posições a ambos os germânicos. Pelo caminho,Alonso pisou a relva ao defender-se de Vettel – uma manobra que custou uma penalização de travessia da via das boxes ao jovem germânico.
Vettel pareceu, depois, encaminhado para o sexto posto, antes da equipa o ordenar a parar devido a um problema técnico no seu carro a cinco voltas do final.
Massa facilitou a ultrapassagem de Alonso para o segundo posto, mas nesta altura havia uma ameaça. Sérgio Pérez, ao contrário dos pilotos da frente, partiu com pneus duros montados, conseguindo parar uma só vez, à 29ª volta. Ao sair das boxes, o mexicano ficou em sexto.Beneficiou depois dos problemas de Vettel e de Button. Com os pneus mais macios montados, Pérez começou a fazer voltas 1.5 segundos mais rápidas do que os líderes.Massa e Alonso foram facilmente ultrapassados, e Pérez partiu em perseguição de Hamilton. O mexicano não teve tempo para apanhar o McLaren, mas assegurou o terceiro pódio numa época fantástica.
Alonso e Massa terminaram em terceiro e quarto respectivamente, na frente do Lotus de Räikkönen. Em sexto e sétimo ficaram os Mercedes de Schumacher e de Nico Rosberg.
Paul di Resta, em Force India, foi oitavo. O seu colega de equipa, Nico Hülkenberg, recuperou do final do pelotão, mas a sua prova acabou com um problema técnico.
Kamui Kobayashi, no outro Sauber, e Bruno Senna no melhor dos Williams, fecharam os lugares pontuáveis. O brasileiro beneficiou de um problema na última volta com o Toro Rosso de Daniel Ricciardo. O colega de equipa do australiano, Jean-Eric Vergne, abandonou após um pião aparentemente motivado por uma quebra de suspensão em Rettifilo.
Escolhas Motor Racing News:
- O melhor: Claro que é Sérgio Pérez a merecer o destaque para melhor - visto que já não me surpreende. O mexicano esteve soberbo na corrida de Monza. Superou o mau 12º lugar em que partiu para terminar em segundo. A estratégia de uma só paragem resultou na perfeição. Pérez correspondeu à boa estratégia, fazendo uma óptima corrida, ao ataque e nunca resignada (um quinto/sexto já seria um excelente resultado para a Sauber). Isso valeu-lhe o segundo lugar e terceiro pódio da época. É "obra" fazer três pódios numa só época com a Sauber. Não me canso de o dizer: em condições normais, Sérgio Pérez será campeão do mundo de Fórmula 1 mais do que uma vez!
- O pior: É certo que Jenson Button não tem culpa da avaria do carro. Mas o pior foi mesmo isso, a meu ver: aavaria no carro de Button. Quando tudo parecia apontar para uma "dobradinha" da McLaren, eis que a "máquina" de Jenson Button decide dar de si. Falhas cada vez menos comuns na F1 actual, e por isso muito frustrante para o piloto e para a equipa.
- A surpresa:Felipe Massa foi a surpresa do fim-de-semana, sem dúvida. Na "casa" da sua equipa (Ferrari), o brasileiro esteve como há muito não o víamos. Superou Fernando Alonso na qualificação, feito por si só digno de registo. Massa continuou o grande desempenho na corrida, com uma partida exímia que quase lhe valeu a liderança. O quarto lugar final não é o merecido pelo brasileiro neste GP. O pódio, provavelmente só não foi possível devido a (mais uma suspeita de) ordem de equipa da Ferrari. A Scuderia disse ao brasileiro via rádio, a poucas voltas do fim, Fernando is one second behind you. Faz lembrar o famoso Fernando is faster than you... algo compreensível visto Fernando Alonso estar em óptima posição para um título impensável no início da época, sendo todos os pontos necessários quando se tem um carro inferior.
- A desilusão: A Red Bull não esteve como nos habituou. Sebastian Vettel cometeu um erro crasso ao forçar Fernando Alonso a pisar a relva quando disputavam posições. Além disso - e mais importante - os problemas mecânicos que afectaram ambos os Red Bull. Duplo abandono nas voltas finais, nada habitual na equipa austríaca. Mais um fim-de-semana paupérrimo de uma equipa que perdeu a força que tinha tido nas últimas duas épocas e, a meu ver, não foi só pela aproximação das outras equipas. Acredito que depois dos títulos e do domínio de 2010 e 2011, este ano a equipa "encostou-se à sombra da bananeira". Espero estar enganado.
GP da Itáia de 2012 - Resultados:
Campeonatos de Pilotos e de Construtores após 13 rondas:
fonte (texto e resultados): Autosport (britânica)
fonte (classificações dos campeonatos): Website oficial da Fórmula 1
1ª imagem: © Vodafone McLaren Mercedes Media Centre
2ª imagem: © Sauber Motorsport AG
3ª imagem: © Getty Images/Andrew Hone (obtida na Red Bulls Media Pictures Database/GEPA)
Daqui a duas semanas, o sempre glamoroso Grande Prémio de Singapura, disputado à noite. O primeiro treino livre inicia-se no dia 21 de Setembro pelas 11h00. Também na sexta-feira 21 poderá seguir o segundo treino livre a partir das 14h30. No sábado, 22 de Setembro, o terceiro treino livre terá lugar a partir das 11h00. No mesmo dia, a qualificaçãoocorre a partir das 14h00. Por fim, a corrida será disputada no domingo, 23 de Setembro, a partir das 13h00. A Sport TV2 seguirá toda a acção em directo.
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