A Toyota estreou-se a vencer no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC). A marca nipónica triunfou à terceira tentativa com um bom desempenho nas 6 Horas de São Paulo.
O único Toyota TS030 Hybrid, pilotado por Nicolas Lapierre e Alexander Wurz, manteve os dois Audi R18 sob controlo durante a prova toda, para vencer com uma vantagem a rondar um minuto.
Em segundo ficou o Audi R18 e-tron quattropartilhado por Benoit Treluyer, Marcel Fassler e Andre Lotterer.
Lapierre, no Toyota, liderou desde início em Interlagos, distanciando-se em 10 segundos quando o Toyota parou pela primeira vez. Lapierre tinha cerca de meio minuto de vantagem quando Treluyer, com dificuldades nos pneus, acabou a sua série depois de 90 minutos de corrida.
Esta distância mais reduzida deveu-se à perda de tempo da Toyota após a primeira paragem. Mas Wurz assumiu o comando e restabeleceu a distância sobre o segundo classificado. O austríaco fez dois turnos seguidos.
durante a terceira hora e na quinta hora estava com uma volta de vantagem. Só um sprint final permitiu o Audi no segundo posto aproximar-se da liderança nos últimos minutos.
O Audi R18 ultra não-híbrido ficou em terceiro, a 13 segundos da versão híbrida. Allan McNish, Tom Kristensen e Lucas di Grassi (em estreia na resistência) rondaram o segundo postodurante quase toda a prova. Contudo, um pião de Kristensen no S do Senna fez a equipa perder tempo.
O melhor privado de LMP1 foi o Rebellion Racing Lola-Toyota B12/60 de Neel Jani e Nicolas Prost. O Rebellion foi quarto e controlou sempre a distância para os adversários. A vantagem no final foi de duas voltas de avanço relativamente aos dois classificados imediatamente atrás de si.
A equipa vencedora de LMP2 foi a de Stephane Sarrazin, Enzo Potolicchio e Ryan Dalziel, ao volante do Starworks HPD ARX-03b. Exceptuando um curto período durante a segunda hora de prova, o carro esteve sempre no controlo da sua categoria.
Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram na categoria GTE Pro, com o Ferrari 458 Italiada AF Corse. A equipa perdeu posição para o Aston Martin Vantage GTE durante a segunda série, mas Bruni recuperou o lugar quando Darren Turner assumiu o Aston Martin. Bruni e Fisichelli tiveram a vitória confirmada quando o Aston Martin teve que parar mais uma vez por não ter combustível suficiente até final.
Resultados das 6 Horas de São Paulo do WEC 2012:
fonte (texto e resultados): Autosport (britânica)
imagem:© TOYOTA Racing media website
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