Sebastian Vettel alcançou a primeira pole position do ano para a Red Bull. O alemão conseguiu redescobrir a sua forma em qualificação e fez o melhor tempo na sessão para o GP do Bahrain.
A Red Bull pareceu, por instantes, ter a primeira linha da grelha controlada, mas Lewis Hamilton colocou-se entre Vettel e Webber já nos segundos finais.
Apesar do ritmo nos treinos, a Mercedes teve uma sessão menos positiva depois de vencer em Shanghai. Nico Rosberg só alcançou o quinto posto. O seu colega de equipa Michael Schumacher nem sequer passou da primeira fase da qualificação (Q1).
A McLaren foi a mais rápida nos primeiros momentos da terceira fase da qualificação (Q3), mas a Red Bull tinha mais velocidade. Uma volta em 1m32.422s deu a pole a Vettel, que bateu por menos de um décimo de segundo Hamilton. Em terceiro qualificou-se Webber, que partilhará a segunda linha da grelha com Jenson Button (quarto em McLaren).
Rosberg só fez uma tentativa na Q3 e foi 0.4 segundos pior do que Vettel, quedando-se pelo quinto lugar.
Daniel Ricciardo deu um grande resultado em qualificação para a Toro Rosso – irá partir de sexto. Atrás de si qualificou-se Romain Grosjean, sétimo no melhor Lotus. Ao seu lado na quarta linha da grelha partirá Sergio Perez no melhor Sauber (oitavo).
Fernando Alonso (nono) foi o único piloto da Ferrari na Q3. O espanhol, tal como Paul di Resta (10º), optou por não fazer qualquer volta na derradeira fase da qualificação. Ambos os pilotos partilharão a quinta linha da grelha. Felipe Massa, no outro Ferrari, ficou a cinco lugares do seu colega de equipa, não passando da segunda fase de qualificação (Q2).
Kimi Raikkonen (Lotus) foi um dos campeões mundiais em pista a ficar pelo caminho antes da Q3. A melhoria de Grosjean no outro Lotus custou o lugar na Q3 a Raikkonen, que assim só partirá de 11º.
O outro Sauber, de Kamui Kobayashi, foi 12º. Nico Hulkenberg alcançou o 13º posto no seu Force India.
A Williams teve uma sessão difícil. Bruno Senna não foi além do 15º posto. Pastor Maldonado, por seu turno, teve um problema no KERS e não pôde participar na Q2. O venezuelano ainda vai perder mais cinco lugares devido a uma penalização de cinco lugares na grelha por troca de caixa de velocidades.
Com as condições da pista a melhorarem rapidamente, os tempos das primeiras voltas da Q1 foram insuficientes. Ambos os Red Bull quase foram eliminados, tal como Perez. Mas no final foi o Toro Rosso de Jean-Eric Vergne e Schumacher que ficaram de fora. Vergne pode ter problemas depois da sessão: as repetições televisivas sugerem que o francês falhou a chamada à zona de pesagens na Q1. Já Schumacher viu a sua sessão comprometida por um problema no DRS do seu Mercedes. A eliminação do piloto germânico ainda na Q1 acabou por ser a maior surpresa da qualificação. Schumacher parecia ter lugar seguro na Q2, até a uma enorme melhoria de Kovalainen na sua última volta o colocar à frente de Vergne e de Schumacher e na segunda fase da qualificação (Q2). O tempo de Kovalainen foi um segundo melhor do que o do seu colega de equipa Vitaly Petrov.
No final do pelotão, os Marussia estiveram quase a três segundos do tempo de Kovalainen. Na equipa russa, Charles Pic conseguiu superar o colega Timo Glock em qualificação pela primeira vez. Glock foi inclusive pior do que o HRT de Pedro de la Rosa.
Resultados da qualificação para o GP do Bahrain de 2012:
Grelha de Partida para o GP do Bahrain 2012 (incluindo a penalização imposta a Pastor Maldonado, de perda de cico lugares na grelha de partida) :
fonte (texto): Autosport (britânica)
resultados: Autosport (portuguesa)
Amanhã (22 de Abril), a partida para a corrida será dada às 13h00. Pode acompanhar em directo na Sport TV2