Casey Stoner venceu em Laguna Seca e aproximou-se da liderança do Mundial de MotoGP. O australiano derrotou precisamente o líder do campeonato, Jorge Lorenzo(Yamaha).
No GP dos Estados Unidos, os pilotos da Honda Stoner e Dani Pedrosa, a par com Lorenzo, fizeram “uma corrida à parte”, deixando os restantes pilotos bastante para trás.
Stoner subiu cedo ao segundo posto, superando Pedrosa. O australiano começou então a pressionar Lorenzo. Lorenzo só conseguiu ter algum espaço para respirar cerca do meio da corrida. Mas a resposta de Stoner não se fez esperar, com o australiano a regressar rapidamente à traseira da moto de Lorenzo. A dez voltas do final o piloto da Honda ultrapassou o espanhol na Curva 1.
Até ao final da prova Stoner conseguiu e conservou uma margem confortável. O piloto que no fim do ano se irá retirar de competição triunfou pela quarta vez em 2012.
O pódio ficou completo por Dani Pedrosa. O piloto espanhol perdeu o contacto com os dois primeiros. Este resultado permite a Pedrosa manter o segundo posto no campeonato.
Ben Spies, lesionado devido ao acidente na qualificação, não conseguiu acompanhar os três primeiros. Não obstante, o norte-americano estava a conseguir superar as Tech 3 Yamaha para ser quarto. Contudo, um braço oscilante da Yamaha partido levou à queda e ao abandono de Spies. Andrea Dovizioso “agradeceu”, tal como Cal Crutchlow. O duo ficou alutar pelo quarto posto e Dovizioso levou a melhor.
Nicky Hayden foi sexto, ganhando a luta contra Stefan Bradl. Valentino Rossi estava num solitário oitavo posto quando teve um forte acidente (sem lesões) a duas voltas do final.
Aleix Espargaro (nono) foi o melhor dos pilotos com motos CRT.
Steve Rapp e a sua equipa, a Attack Performance, com uma CRT, e que tiveram wildcard para Laguna Seca, não participaram na corrida. Rapp não conseguiu fazer uma volta com o tempo dentro dos 107% do melhor tempo na qualificação. Steve Rapp e a equipa norte-americana poderão tentar outra vez na ronda seguinte em Indianápolis, daqui a três semanas.
MotoGP, GP dos EUA de 2012 - Resultados:
Campeonatos de Pilotos e de Construtores com onze corridas disputadas:
fonte (texto e resultados): Autosport (britânica)
Imagem: © Red Bull Media Pictures Database/GEPA
O MotoGP terá agora uma pausa mais alargada, de três semanas. O regresso está marcado para dia 17 de Agosto, com os primeiros treinos livres em Indianápolis. Sábado dia 18 de Agosto será disputado o terceiro treino livre e a qualificação. No dia 19 de Agosto, além da corrida, também terá lugar o tradicional warm-up. Após a ausência habitual em Laguna Seca, os campeonatos de Moto2 e de Moto3 regressam em Indianápolis, com a distribuição das sessões pelos três dias igual ao MotoGP.
Sem comentários:
Enviar um comentário