Sébastien Loeb confirmou este domingo [22-01-2012] a sua sexta vitória no Rali de Monte Carlo. Esta foi a primeira ronda do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) em 2012.
O campeão dos últimos anos no WRC começou por não ter a vitória facilitada. O seu adversário Jari-Matti Latvala fez uma óptima escolha de pneus no primeiro dia e alcançou uma vantagem de meio minuto. Mas quando mais tarde na quarta-feira Latvala teve um incidente com o seu Ford, Loeb ficou sozinho na frente, isolando-se para obter uma vitória dominante em Monte Carlo.
Na power stage Loeb também foi o mais rápido, conquistando o máximo de pontos possível na prova (28). Para o francês da Citröen, esta é a melhor forma de começar mais uma defesa do título mundial.
Dani Sordo (MINI), Petter Solberg (Ford) e Mikko Hirvonen (Citröen) também lutaram pelo pódio durante a semana. O segundo lugar parecia ser improvável para Sordo quando este danificou a suspensão do seu carro logo na segunda etapa. Mas o espanhol conseguiu mesmo assegurar o segundo posto no final, dando à MINI mais um pódio no seu programa no WRC que tem tido problemas.
Solberg ficou emocionado por se estrear no pódio em Monte Carlo no seu regresso à Ford. O norueguês esteve envolvido numa disputada luta com Sordo até errar na escolha dos pneus na quinta-feira. Mas ontem Solberg esteve em grande nível, ganhando 50 segundos ao MINI em apenas duas etapas. Ainda assim, foi insuficiente para alcançar o segundo posto.
Depois de um início difícil no seu primeiro rali com a Citröen, Hirvonen venceu etapas na sexta-feira e no sábado, subindo de sexto para quarto. Um pião na tarde de ontem acabou definitivamente com as possibilidades de o finlandês lutar pelo pódio.
Evgeny Novikov realizou uma das suas melhores performances no WRC até agora, sendo o quinto no melhor dos M-Sport (ao volante de um Ford), e foi o terceiro atrás de Hirvonen na power stage. Em sexto ficou o colega de equipa do russo na M-Sport, François Delecour. O francês regressou da sua longa ausência no WRC. Na power stage Delecour entregou o volante do seu Ford ao seu co-piloto, Dominique Savignoni, para o permitir terminar a sua carreira nos ralis em grande estilo (Savignoni abandona o desporto após este evento).
Pierre Campana foi o sétimo no segundo MINI de fábrica, à frente do M-Sport Ford de Ott Tanak e do Czech Ford de Martin Prokop. O checo levou a melhor numa batalha pelo nono posto contra o português Armindo Araújo (ler em separado sobre a prova do português).
Latvala foi um dos pilotos de relevo que abandonou a prova. O ex-piloto da Citröen, Sébastien Ogier, teve um despiste na sua estreia com o Skoda Fabia operado pela Volkswagen quando era quarto e lutava num S2000 contra os World Rally Cars. O acidente de Ogier foi violento, mas quer ele, quer o seu co-piloto (Julien Ingrassia) saíram apenas com pequenas lesões.
Mas o abandono que mais cortou o fôlego foi o de P-G Andersson. O sueco abandonou já tarde quando era nono na geral e primeiro entre os SWRC. O seu Proton sofreu uma fuga de combustível na noite de sábado. Craig Breen foi, portanto, o único piloto de SWRC a terminar, enquanto o colega de Sébastien Ogier (Kevin Abbring) foi i melhor entre os S2000. O vencedor de Monte Carlo em 2011, Bryan Bouffier, perdeu muito tempo com incidentes no primeiro dia. Thierry Neuville era oitavo (à frente de Delecour) quando teve um acidente no final da primeira etapa.
Resultados do Rali de Monte Carlo 2012:
fonte (texto e resultados:) http://www.autosport.com/news/report.php/id/97134
Sem comentários:
Enviar um comentário