A Toyota expandiu o seu programa para as 24 Horas de Le Mans para dois carros. O anúncio foi feito pela construtora japonesa esta terça-feira, durante o lançamento do seu carro de LMP1 para 2012.
A equipa nipónica não só anunciou a revisão do programa como também revelou o híbrido de gasolina e eléctrico para LMP1 (o TS030 HYBRIDs) no circuito francês de Paul Ricard. A Toyota afirmou que pode também correr com dois carros, em mais duas rondas do novo Campeonato Mundial de Endurance FIA.
Não foram confirmados para já os pilotos da segunda máquina para Le Mans, mas o piloto de Toyota Super GT e da Fórmula Nippon Hiroaki Ishiura é candidato, depois de ter testado o novo sport-protótipo em Paul Ricard este mês.
A Toyota referiu que o primeiro TS030 completou várias centenas de quilómetros em Paul Ricard durante um shakedown de três dias entre 11 e 13 de Janeiro, que incluiu séries de voltas efectuadas à noite. Alex Wurz e Nicolas Lapierre, que irão partilhar o carro principal da Toyota com Kazuki Nakajima, encarregaram-se dos ensaios a par com Ishiura.
O director técnico da Toyota Motorsport GMbH [TMG], Pascal Vasselon, afirma que "Os dois principais desempenhos do nosso carro são a aerodinâmica e o sistema híbrido. A equipa de desenvolvimento na TMG trabalhou muito para alcançar um óptimo conceito aerodinâmico baseado nos testes em túnel de vento e no CFD [Computational Fluid Dynamics]."
Diz Vasselon que, "A julgar pelo feedback positivo que recebemos durante os testes, temos uma base muito boa na qual podemos continuar nas próximas semanas."
Foi igualmente confirmado que o TS030 irá estrear-se em corridas na segunda ronda do WEC, em Spa-Francorchamps a 5 de Maio, nas mãos da equipa da Toyota Motorsport GmbH baseada em Colónia, que desenvolveu o novo chassis. A participação da equipa em mais duas rondas do WEC irá ser confirmada em breve.
O motor do TS030 é baseado no novo motor de 3.4 Litros normalmente aspirado V8, e não no sistema usado nos Super-GT pelos Lola da Rebbelion Racing no ano passado, e usa super-capacitadores em vez de baterias para armazenar energia através do sistema de travagem recuperador.
A Toyota está a ponderar obter energia dos eixos frontais e/ou traseiros e irá tomar uma decisão relativamente ao caminho a seguir no futuro próximo.
O TS030 HYBRID continua a seguir a nomenclatura dos anteriores projectos da Toyota para Le Mans. Segue o TS010 (carro de Grupo C) usado entre 1991 e 1993 e o TS020, o nome de código interno para o carro que disputou as 24 Horas na classe GT-One em 1998 e 1999.
fonte (texto:) http://www.autosport.com/news/report.php/id/97163
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