Teve lugar este fim-de-semana em Oschersleben, Alemanha, mais uma ronda do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC). O piloto português Tiago Monteiro teve um fim-de-semana bastante modesto, nas vitórias de Yvan Muller e de Franz Engstler.
Yvan Muller venceu pela terceira vez seguida no WTCC, ao resistir ao colega de equipa Robert Huff. O triunfo permitiu ao francês reduzir novamente a desvantagem no Campeonato para Huff.
Partindo da pole, Muller foi seguido por Huff com todos a passarem bem na Curva 1. No final da primeira volta, o duo já abrira uma diferença superior a três segundos para os pilotos que seguiam atrás de si.
Inicialmente a vantagem estava do lado de Muller, mas à quarta volta Huff estabeleceu a volta mais rápida da corrida, para ficar a 1 segundo do líder. Porém, acabou por sair bastante largo e ir à gravilha no gancho de Hasseroder, o que lhe custou sete segundos.
Este incidente marcou o início de uma grande recuperação do britânico, que se mostrou um segundo por volta mais rápido do que qualquer outro piloto em pista. Na penúltima volta, a diferença para Muller era novamente de 1 segundo, e nas últimas curvas Huff estava perto o suficiente para tentar passar por dentro. Muller, porém, manteve-se firme para conquistar a vitória por escassos 0.289s.
Em terceiro ficou o SUNRED SEAT de Gabriele Tarquini, com o italiano a ter feito uma corrida relativamente tranquila após passar o ROAL BMW de Tom Coronel, que fez uma rápida partida.
Robert Dahlgren teve uma prova mais aventurosa, com o piloto da Polestar Volvo a ter caído para sétimo na partida, antes de recuperar para terminar na quarta posição.
Dahlgren foi o único piloto capaz de igualar o ritmo dos Chevrolet na liderança, mas não teve tempo para tentar atacar Tarquini, acabando a 0.855s do piloto transalpino.
Alain Menu encerrou o top-5 no outro Chevrolet Cruze oficial, à frente de Stefano D'Aste, da Wiechers BMW. D'Aste conseguiu, com o sexto posto, superar Michel Nykjaer (sétimo) na batalha pelo melhor dos Independentes.
Em oitavo terminou Pepe Oriola, à frente de Alexey Dudukalo, que foi o nono. Em décimo lugar ficou Tom Coronel, que chegou a ser terceiro antes de descer na classificação.
Tiago Monteiro abandona
O piloto luso Tiago Monteiro não conseguiu terminar a primeira prova de Oschersleben. Depois de ter sentido vários problemas com o novo motor SEAT Leon 1.6 T, Monteiro teve novamente problemas na corrida, indo às boxes logo no fim da primeira volta, saindo apenas para desistir a meio da corrida.
Resultados:
fontes:
relatório de corrida, resultados, imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/93560
corrida de Tiago Monteiro: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/98840
2ª corrida: Tiago Monteiro apenas oitavo na estreia nas vitórias de Franz Engstler
Franz Engstler estreou-se a vencer no WTCC, fazendo uma grande corrida em Oschersleben. O alemão quebrou, assim, o ciclo de 11 vitórias seguidas da Chevrolet, que durava desde a ronda de Zolder, em Abril.
Partindo da pole devido à regra da grelha invertida, Engstler foi inicialmente despromovido ao segundo posto, sendo ultrapassado pelo rápido Zengo BMW de Norbert Michelisz, mas quando o húngaro deu um pião na penúltima curva à oitava volta, Engstler pôde recuperar o comando da prova.
Daí em diante, o piloto da Engstler BMW nunca pareceu realmente ameaçado pelo Chevrolet de Alain Menu nas últimas voltas, mantendo o suíço atrás de si para se estrear a vencer no campeonato, com uma vantagem inferior a um segundo.
Engslter, que completou dias antes da corrida 50 anos de idade, afirmou: "Que dia fantástico! Bonito! Obrigado à minha equipa e à BMW, eles fizeram um óptimo trabalho depois do meu acidente na primeira corrida, e consegui recompensá-los com isto."
Menu foi segundo, à frente do SUNRED SEAT de Gabriele Tarquini, que levou a melhor sobre Tom Coronel no photo finish (os dois pilotos ficaram separados por escassos 0.031s).
Atrás deles, desenrolou-se a batalha entre os dois Chevrolet líderes do campeonato, de Robert Huff e de Yvan Muller, que entreteram a prova. Huff esteve na frente de Muller desde a partida, mas à sexta volta o britânico bloqueou rodas ao tentar passar o português Tiago Monteiro na Curva 1 por fora, e Muller, por dentro, passou ambos, para saltar de oitavo para sexto.
O francês repetiu o movimento voltas mais tarde, ao apanhar Coronel quando este lutava com Michelisz. Mas desta feita, Coronel conseguiu recuperar a posição a Muller, nas últimas voltas, deixando-o mesmo à frente de Huff. Contudo, o britânico não conseguiu realmente fazer face a Muller, acabando na sexta posição, e ficando atrás do seu colega de equipa e adversário no campeonato, permitiu novamente a sua aproximação, para apenas seis pontos agora.
Robert Dahlgren esteve na sombra de Huff praticamente toda a corrida, mas nunca foi um adversário real, classificando-se em sétimo no seu Volvo, à frente do português Tiago Monteiro (oitavo), Stefano D'Aste (nono) e Javier Villa (décimo).
Resultados:
Sem comentários:
Enviar um comentário