01/08/11

WRC na Finlândia: Vitória de Sébastien Loeb, portugueses cumprem objectivos

Sébastien Loeb sagrou-se vencedor do Rali da Finlândia de 2011, ao dominar a prova sem errar ao longo dos três dias de rali, mesmo tendo de partir sempre em primeiro nos troços.
Loeb tentou não ficar com a liderança no último troço do penúltimo dia para não ter que abrir troços no último dia. Mas Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala optaram por semelhante estratégia, deixando o francês em primeiro. O campeão mundial teve, porém, a "ajuda" da chuva, que caiu durante a noite, tornando os pisos menos desfavoráveis para si, diminuindo o problema de partir na frente.

Mikko Hirvonen foi o vencedor da Power Stage, etapa na qual Loeb também não teve problemas, acabando 8.1 segundos à frente do Ford Fiesta RS WRC de Jari-Matti Latvala. Com este resultado, Loeb tornou-se o primeiro piloto não escandinavo a triunfar no Rali da Finlândia.

Loeb afirmou, no final da prova, que "Sabe muito bem, foi uma prova bastante difícil. Limpámos a estrada por três dias e continuámos a ser os mais rápidos no final. Tivemos de lutar bastante até ao final, pelo que pode ser considerada a maior vitória".

Em segundo lugar ficou o finlandês Jari-Matti Latvala, que apesar de ter sido muito rápido, não conseguiu superar o Citröen nº 1. Latvala partiu para o último dia a 2.6 segundos da liderança, não conseguindo, porém, impedir Loeb de se distanciar, com a diferença a ter chegado aos 20 segundos. Um furo siofrido por Ogier permitiu a Latvala subir a segundo, mas nunca de conseguir superar o líder do Campeonato.

Em terceiro lugar ficou o outro Citröen oficial, de Ogier, que mais uma vez mostrou um bom andamento, não estando muito longe de Latvala. Hirvonen teve bastantes problemas, a nível de motor e de travões motivados por um despiste no primeiro troço. Perante tal situação, o finlandês chegou a estar em 36º, a dois minutos da frente. Mas no decorrer da prova, Hirvonen acabou por vencer 12 dos 21 troços restantes, conseguindo ascender até ao quarto lugar já no final da prova. Fica, porém, o "sabor amargo", já que se não fossem os problemas, a história poderia ter sido bem diferente.

Petter Solberg foi o quinto classificado, nunca tendo parecido estar ao nível dos três pilotos da frente. Classificou-se, ainda assim, à frente dos três homens da Stobart Ford: Mads Ostberg (sexto), Henning Solberg (sétimo) e Matthew Wilson (oitavo).

Kimi Raikkonen foi o nono no seu Citroën, tendo também protagonizado uma pequena saída de estrada no último dia. No SWRC o vencedor foi Juho Hanninen (décimo à geral) .

Os dois MINI oficiais não conseguiram terminar a prova, com problemas de sobreaquecimento, de que se queixaram todos os pilotos que competiram com modelos da Prodrive na Finlândia. Dani Sordo e Kris Meeke estiveram classificados nos dez primeiros durante quase todo o rali, mas problemas de sobreaquecimento do motor motivaram a opção da equipa de retirar os seus dois carros de prova.

Armindo Araújo
O português Armindo Araújo também sofreu de problemas de sobreaquecimento do motor do seu MINI JCW WRC no último dia de prova, tendo que abrandar o ritmo. Para Araújo, esta prova foi de aprendizagem e adaptação ao MINI neste tipo de provas, sendo o 20º classificado.

Bernardo Sousa
O outro português em prova, Bernardo Sousa, em Ford Fiesta S2000, teve também a braços com problemas de motor, sendo apenas o sexto no SWRC, o que lhe permitiu somar mais alguns pontos nessa classe.




Resultados - WRC:





Resultados - WRC/Power Stage:





Resultados - SWRC:





Resultados - PWRC:





Resultados - WRC Academy:



fontes:



Sem comentários:

Enviar um comentário