Olá! Hoje [27-02-2012] publico a entrevista a Thierry Boutsen.
Thierry Boutsen foi um piloto francês. Durante a sua carreira, Boutsen pilotou em vários campeonatos, mas foi na Fórmula 1 que se tornou mais conhecido. O piloto francês atingiu a F1 em 1983, depois de ser 2º e 3º no Campeonato Europeu de Fórmula 2 (em 1981 e em 1982, respectivamente). Na Fórmula 1, o primeiro pódio de Thierry Boutsen foi na época de 1987 (terceiro lugar no GP da Austrália). A melhor classificação final do francês foi um quarto lugar em 1988, com a Benetton-Cosoworth. No ano seguinte, Boutsen foi o quinto com a Williams-Renault, vencendo o seu primeiro grande prémio (o do Canadá). A última época de Thierry Boutsen na F1 foi em 1993, competindo com um Jordan-Hart. Ao longo dos seus 10 anos na F1, Thierry Boutsen pilotou com equipas como Benetton, Williams, Jordan ou Arrows, entre outras, e conduziu carros propulsionados por motores BMW, Renault ou Lamborghini, entre outros.
Thierry Boutsen também competiu em algumas edições das 24 Horas de Le Mans (a sua primeira tentative foi em 1981, na classe C). O seu melhor resultado foi o segundo lugar à geral, em 1993 e em 1996, e uma vitória à classe em 1996 (classe GT 1). Outros pódios de Thierry Boutsen em Le Mans foram em 1994 (terceiro à geral e segundo na classe GT1) e em 1995 (segundo na classw WSC).
Actualmente, Thierry Boutsen tem uma empresa relacionada à aviação – a Boutsen Aviation.
Eis a entrevista:
1 – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
Eu disse aos meus pais que queria ser um piloto de carros quando tinha três anos!
2 – Qual foi o melhor momento na sua carreira como piloto? Porquê?
Olhando para trás, a minha carreira toda foi o meu melhor momento, é incrível eu ter alcançado o sonho de quando tinha três anos, com sucesso, até ao nível maior. Mas na minha carreira houveram pontos altos, como a minha primeira vitória na Fórmula Ford, o meu primeiro campeonato, e principalmente o facto de ter vencido corridas em todas as diferentes categorias, como Fórmula 1, Grupo C, GT1, Turismo, Fórmula Ford, F3, F2, etc..
3 – Qual foi o pior momento na sua carreira como piloto? Porquê?
Eu perdi oito amigos chegados em acidentes de corrida, na altura o desporto motorizado era um desporto perigoso!
4 – Que pilotos gostou mais como adversários? Porquê?
Um piloto que foi o melhor de todos, Ayrton Senna. Ele também era o meu melhor e único amigo na F1…
5 – Actualmente, quem são os seus pilotos favoritos? Porquê?
Eu gosto e respeito todos, sei quão difícil é lutar num mundo de tubarões, onde o material faz mais diferença do que o humano.
6 – GP do Canadá de 1989, a sua primeira vitória na F1. Lembra-se do momento? Se sim, como viveu a sua primeira vitória na F1?
Canadá 89 foi a minha primeira vitória. Eu esperei por esse momento muito tempo, mas sabia dentro de mim que o momento iria chegar. Eu liderei alguns GP’s antes, como o México em 87, também estive no ritmo do vencedor em Zeltweg 87, ambas as vezes o carro teve problemas mecânicos.
7 – Apesar de ter sido piloto de F1 durante 10 anos, apenas venceu três corridas e a sua melhor classificação final foi quarto. O que faltou na sua carreira na F1 para ser mais bem-sucedida?
Eu corri contra os melhores pilotos de F1 de todos os tempos, Senna, Prost, Mansell, Piquet, e contra a McLaren e Williams durante a maior parte desses anos, era uma competição difícil…
8 – Correu com equipas como a Benetton, Williams ou Ligier, e pilotou carros propulsionados por motores Renault, BMW ou Lamborghini, entre outros. Qual foi a sua equipa favorita, e o seu carro/motor favorito, e porquê?
A minha equipa favorita foi a Williams, deram-me a oportunidade de vencer GP’s, mas o carro mais divertido de pilotar foi o Benetton em 1987m devido à sua manobrabilidade. Infelizmente o carro não era muito fiável…
9 – Na sua opinião, quais são as principais diferenças entre a F1 quando correu, e a F1 de hoje em dia?
É um mundo completamente diferente, nos meus dias os computadores não existiam, o cérebro era necessário…!
10 – Agora, tem um negócio relacionado à aviação. Esta é outra paixão que tem?
Esta paixão começou quando eu tinha 18 anos, comecei a voar aí, em 1988, comprei o meu primeiro avião, um Piper Cheyenne. Eu vendi-o anos mais tarde e comprei um Lear 35A, e depois um Citation. Lidar com aviões era fascinante, por isso a transição dos carros para os aviões foi uma coisa natural. Eu formei a minha empresa com a minha esposa Daniela em 97, e desde então vendemos 220 jactos de negócios, a turboélice e helicópteros. A nossa empresa está em expansão, e brevemente iremos abrir escritórios no Dubai.
11 – Por fim, pode “enviar” uma mensagem aos seus fãs?
Eu espero ter-lhes dado muito prazer a ver corridas entusiasmantes, gostaria de lhes agradecer por vir assistir a corridas, sem os fãs o desporto motorizado não existiria!!!
Ótima pessoa, conheci ele em Portugal ele ia na residência do Senna, os 2 eram muito amigos...Senna fora dos autódromos era um pessoa bem brincalhona, mas no autódromo, nos treinos e nas corridas ele era diferente, não gostava de brincadeiras.
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