05/12/10

Entrevista a Jonas Rodrigues


Jonas Rodrigues ficou perto da final do 'Volante' EuroFormula - Boa Tarde! Hoje publico a entrevista a Jonas Rodrigues, jovem piloto luso-suíço.

Jonas Rodrigues começou a sua carreira nos karts em 2004, sendo campeão do "Swiss Romand Championship Mini". No ano seguinte, Rodrigues sagrou-se campeão na "Bridgestone Cup Switzerland Mini" e na "Romandie Cup", sendo ainda vencedor do
«Monthey Kart Show». Em 2006, Jonas Rodrigues foi 9º no Campeonato Suíço Super-Mini, sendo o melhor rookie. Fez ainda uma corrida do «Championnat Romand», ganhando-a, tal como aconteceu na Vega Cup. Em 2007, Rodrigues disputou a Vega Cup, sendo terceiro com 2 vitórias e dois segundos lugares. 2008 viu Jonas Rodrigues a ser quarto no Campeonato Suíço KF3 (melhor rookie). Neste ano, Rodrigues foi ainda terceiro na Taça dos Campeões KF3. Em 2009, Rodrigues foi campeão do Rotax Max Challenger Junior Suíço.  Também neste ano participou no Campeonato do Mundo de Rotax Junior em Sharm el Sheikh.
Em 2010 Jonas Rodrigues venceu o estágio oficial de Fórmula BMW Lista Junior e ficou perto da final do Volante EuroFormula, competição de monolugares de Fórmula Renault 2.0.

É de notar que, em apenas sete anos de competição, Jonas Rodrigues venceu já 5 competições (por curiosidade a média de competições ganhas em função dos anos de carreira de Rodrigues é de 1.4 por ano).

Eis a entrevista:


1 - Como começou a sua paixão pelo automobilismo?

O automobilismo é uma paixão genética na família . Como tinha que acontecer, um dia o meu pai levou-me a dar uma volta num kart duplo num circuito indoor. Gostei tanto que nunca mais deixei o meu pai em paz, pois estava sempre a pedir-lhe para me comprar um kart. No natal de 2002 os meus pais fizeram-me a surpresa e meteram um no sapatinho.

2 - Qual o melhor momento da sua carreira até agora? Porquê?

O melhor momento foi a minha vitória no campeonato Suiço de Rotax Junior em 2009. Tinham-me injustamente retirado uma vitória numa corrida anterior e na última prova as minhas chances de vencer o campeonato eram mínimas, pois precisava de ganhar todas as mangas e ainda fazer o melhor tempo na final. Finalmente, tudo acabou de forma positiva e sob condições de chuva. Ganhei tudo o que havia para ganhar, deixando na final o segundo classificado a 10 segundos e registando ainda o melhor tempo. Vencer o campeonato permitiu-me de realizar um dos meus sonhos: disputar uma final do mundial de Rotax.

3 - Qual o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?

A prova de Salbris para o Euro Rotax, ou seja a última corrida de karting que realizei.
Estava a chover e as minhas chances de ganhar eram reais, mesmo com o material amador que tinha. Depois de conquistar dois segundos lugares nos treinos livres e um sexto nos cronos, fui obrigado a desistir devido a problemas mecânicos, em duas mangas. Ganhei a repescagem mas na meia-final, quando já tinha ultrapassado 24 pilotos, a corrente saltou. Preparava-me para passar mais dois concorrentes, o que me daria um lugar na final na quarta fila, mas a sorte não esteve do meu lado. Foi um pesadelo.

4 - Qual/quais os pilotos que gosta mais de enfrentar e/ou ver nas pistas? Tem algum ídolo em especial?

Não tenho nenhum ídolo em especial, mas se tivesse de lutar contra o Jack Harvey (Piloto F. BMW Europa) a luta deveria ser muito gira.  Actualmente, o piloto que mais gosto de ver em pista é o Kamui Kobayashi.

5 - Quais as suas perspectivas para o futuro da sua carreira? O dinheiro é já um problema?

A curto prazo, está previsto eu fazer a Fórmula BMW Lista Junior em 2011. O dinheiro sempre foi um problema, pois os meus pais sempre fizeram um esforço económico ao longo das sete temporadas de karting que realizei na Suíça, sempre com um orçamento mínimo. Mesmo assim conquistei cinco títulos em diversos campeonatos. Espero que a situação mude no futuro. Há que mostrar resultados e claro ter muita sorte.

6 - Já tem planos para 2011? Se sim, pode adiantar alguma coisa ao blog Motors and World News?

Se tudo correr como esperado, farei a Fórmula BMW Lista Junior com o Team Daltec Racing. É actualmente a melhor equipa do campeonato. Foi vice-campeã em 2010 mas venceu as temporadas 2008 e 2009.

7 - Como foi iniciar carreira em campeonatos de um país que não permite provas disputadas no próprio território? É fácil iniciar-se no desporto motorizado na Suíça?

Não foi difícil, pois aqui é normal os pais comprarem material em segunda mão e fazerem de mecânicos para iniciarem os filhos no karting. Depois é claro, os que têm mais condições financeiras passam para as equipas profissionais.
No automobilismo as corridas em circuito são proibidas no território Suíço, mas isso não é um handicap pois a situação geográfica da Suíça permite realizar um campeonato em circuitos de renome como Hockenheim ou Monza, sem obrigar a grandes deslocações.

8 - Aproveitando o facto de estarmos perto de um novo ano: quais os seus maiores desejos "profissionais" para 2011?

Encontrar o budget para fazer a época inteira na F. BMW, aprender, lutar para concluir corridas no pódio e garantir a minha continuação nos monolugares no ano a seguir.


9 - Como é que o Jonas veria, no futuro, um ingresso na Red Bull Junior Team? Acha que é uma possibilidade para o futuro?

Entrar numa fileira é o sonho de qualquer piloto, pois pode representar uma garantia de futuro, mas os mecanismo de entrada actuais já não são os mesmos. Uma vez integrado no projecto, há que mostrar constantemente bons resultados. Não serve apenas ser um bom piloto. Se tiver a possibilidade de conseguir bons resultados gostava de integrara a estrutura, mas a verdade é que também existem factores externos que condicionam o acesso.


10 - Por fim, quer deixar uma mensagem aos seus fãs?

Gostava em primeiro lugar de agradecer o grande apoio que tenho recebido de muitos fãs que me seguem já há vários anos. Para todos, o meu grande desejo é poder-lhes retribuir a confiança que depositaram em mim com resultados de grande nível.



Bom natal e boas festas para todos.
Jonas Rodrigues
www.jonasrodrigues.com

Sem comentários:

Enviar um comentário