Olá! Hoje a entrevista é a Loïc Duval, o piloto francês
que irá competir nas Le Mans Series LMP1 em 2010 com a Team Oreca Matmut.
Loïc
Duval começou a carreira na Fórmula Renault Campus Francesa em 2002, sendo
campeão com 9 vitórias, 9 pole positions e 13 pódios. Em 2003, o piloto
competiu no Championnat de France FFSA de Fórmula Renault, sendo campeão com 4
vitórias, 4 pole positions, 5 pódios e 1 volta mais rápida. Na temporada
seguinte, 2004, Loïc Duval competiu na Fórmula 3 Euro Series, sendo 12º (2
pódios), no Bahrain F3 Super Prix (8º), no GP de Macau de Fórmula 3 e no
Masters of Formula 3 (14º). Em 2005, Loïc Duval foi 7º na Fórmula 3 Euro
Series, foi 6º no GP de Macau de Fórmula e foi 10º no Masters of Formula
3. Em 2006, o piloto competiu na Fórmula Nippon (4º, 2 vitórias, 2 pódios e 1
volta mais rápida) e foi 11ç nos SuperGT Japan GT500, com 1 vitória, 1 pole
position, 1 pódio e 1 volta mais rápida. Em 2006, Loïc Duval também se estreou
no A1GP, com a Team France, sendo 4º na temporada de 2006-07 (4 pódios). Em
2007, Loïc Duval foi vice-campeão nos SuperGT Japan GT500, com 1 vitória, 3
pódios e 1 volta mais rápida, e também competiu na Fórmula Nippon (6º, 4
pódios, 1 volta mais rápida). Na temporada de A1GP de 2007-08, Loïc Duval foi
4º com
a A1 Team France (1 vitória, 2 pole positions, 7 pódios, 1 volta mais rápida).
Na temporada de 2008, o piloto competiu na Fórmula Nippon, sendo vice-campeão
com 2 vitórias, 6 pódios e volta mais rápida; competiu nos SuperGT Japan GT500,
sendo 10º com 1 pódio; foi 8º na classe LMP1 das 24h de Le Mans; e competiu
ainda na classe LMP1 das Le Mans Series, sendo 17º. Em 2009, Loïc Duval
competiu na classe LMP1 das Le Mans Series Asiáticas, sendo 3º com 2 pódios em
2 corridas; competiu nos SuperGT Japan GT500 (16º, 1 pole position); e foi
campeão na Fórmula Nippon (4 vitórias, 3 pole positions, 6 pódios e 3 voltas
mais rápidas). Loïc Duval também competiu na temporada 2008-09 da A1GP com a A1
Team France, sendo 5º com 1 vitória, 3 pódios e 1 volta mais rápida.
Eis a entrevista:
1 – Como começou a sua “paixão” pelas corridas de carros?
Comecei com motocicletas quando tinha 9 anos, mas tive muitos
acidentes, e o meu pai fez-me experimentar um go-kart e eu gostei muito, fui muito rápido. Tinha 11 anos. Aí
comecei a correr nos campeonatos regionais, e mais tarde no nacional e depois
de algum tempo no campeonato internacional. Graças à Federação Francesa (eu
estive na Equipa Francesa) atingi a Fórmula Campos, que venci, e então fui
recompensado com a possibilidade de correr na Fórmula Renault Francesa
que também venci no meu 1º ano e que me permitiu juntar ao RDD (Renault Driver
Development). Depois de dois anos na Fórmula 3 Euroseries, com apoio da
Renault, tive uma oferta para me tornar piloto profissional no Japão em 2
categorias: Fórmula Nippon e Super GT. Eu diria que desde cedo eu comecei a
sentir que podia estar na frente, tornei-me apaixonado pelas corridas de
carros, sou um muito competitivo, mesmo quando jogo futebol com os meus amigos,
eu apenas quero ganhar.
2 – Na sua opinião, qual foi o melhor momento na sua carreira até
agora? Porquê?
As 24h de Le Mans em 2008! Foi uma corrida particular, tu não
corres apenas para ti, mas para uma equipa que gasta todo o ano a trabalhar
nisto, e por isso tens de ser rápido, consistente e não deves cometer nenhum
erro, é um grande desafio. Eu cruzei a linha de meta, foi como uma vitória para
nós chegar ao fim nas 24 horas de Le Mans na 8ª posição!
3 - Na sua opinião, qual foi o pior momento na sua carreira
até agora? Porquê?
Macau 2005, na F3, parti na pole para a 2ª corrida (venci a 1ª
corrida no dia antes), e durante o procedimento de partida, o braço de travão
escorregou da minha mão e o carro mexeu-se… foi considerada antecipação de
partida e tive um [penalização] drive
trough enquanto era líder…Fiquei realmente desapontado porque eu tinha de
vencer, e nesse momento eu pensei que a minha carreira podia acabar em
Macau…mas finalmente tive uma oferta para pilotar no Japão, quem sabe que teria
acontecido se pilotasse nas GP2 numa equipa do meio do pelotão?? Talvez não fosse
mais um piloto…
4 – Qual é o piloto (ou pilotos) que gosta mais de enfrentar na
pistas?
Lotterer, Tréuyer, Kogure, Jani, Jarvis, sempre tive lutas boas e
justas com eles.
5 – Na sua carreira, tem tido dificuldades para angariar apoios
(patrocínios, etc.)?
Como disse anteriormente, tive a chance de ser seleccionado pela
Federação Francesa desde que era piloto de karts e isso ajudou-me a atingir
categorias do desporto automóvel, e como venci, também me ajudou muito a entrar
no programa RDD [Renault Driver Development] que me apoiou nas minhas
temporadas na F3 Euro Series e então a tornar-me piloto profissional. Tive a
hipótese de não estar dependente de patrocínios…
6 – Qual o maior objectivo que tem para a sua carreira? A Fórmula
1 é o objectivo principal?
A Fórmula 1 é o objectivo principal mas é cada vez mais difícil lá
entrar. Eu diria que a F1 será para mim como uma cereja no topo do bolo, o meu
maior objective é continuar a minha carreira como profissional nas melhores
categorias, como Super GT Nippon, DTM, IRL ou LMP1…e nas melhores equipas.
7 – Tem contactos com as novas equipas de Fórmula 1 para correr em
2010? Se não, qual o campeonato que tentará fazer em 2010?
Tenho alguns contactos, mas nada em concreto. De outra forma, eu
estudo as oportunidades que tenho no Japão entre Honda, Nissan e Toytota, e na
Europa e nos Estados Unidos.
8 – Como é correr na A1GP? É mais especial por causa de correr
defendendo o seu país?
Seguramente, é realmente um sentimento bom correr para o seu país,
eu desejo que possa fazer mais corridas no campeonato, mas os meus 2
campeonatos no Japão previnem-me para correr uma época inteira. De qualquer
forma a minha prioridade é o Japão, e estou muito contente por fazer parte do
desafio A1GP com a Team France, nós tivemos bastantes bons momentos.
9 – Por fim, pode deixar uma mensagem aos seus fãs?
Não hesitem visitar o meu website,
informar-vos-ei o mais brevemente possível sobre 2010! Muito obrigado pelo
vosso apoio, é sempre bom senti-lo!
E foi a entrevista a Loïc Duval.
Pode ler a entrevista na sua versão original, em
Inglês, aqui:
A próxima entrevista a ser publicada será a Federico
Leo.
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