No fim-de-semana passado, em Le Mans, realizaram-se testes para a edição deste ano de Le Mans, com a presença dos novos carros de Peugeot e Audi.
Olivier Quesnel espera forte competição
O chefe de automobilismo da Peugeot, Olivier Quesnel, acredita que o dia de testes em Le Mans irá ser muito pouco para escolher entre a sua equipa e a arqui-rival Audi, na corrida deste ano.
Apesar do novo Audi R18 TDI ter feito os dois melhores tempos, o principal Peugeot, de Stéphane Sarrazin, ficou a somente 0.2 segundos do Audi de Tom Kristensen (marca em 3m27.687s).
"Mostrámos quer endurance, quer performance," disse Quesnel. "Temos todos os dados necessários para assegurar o nosso regresso a Le Mans com carros de corrida optimizados. Spa-Francorchamps dar-nos-á outra oportunidade para preparar Le Mans.
"Vimos hoje que as 24 Horas de Le Mans deste ano serão intensamente disputadas."
O director técnico Bruno Famin afirmou que o único problema do dia foi uma troca de motor do carro #9, por precaução.
"Completámos bem o nosso programa de trabalho todo," disse. "O carro #7 completou o programa de endurance iniciado em Aragão. Nós excedemos significantemente a distância da corrida das 24 Horas de Le Mans com este carro.
"Temos trabalhado bem na afinação para os dois outros carros, apesar de um alerta do motor no #9. Até sabermos mais, preferimos mudá-lo.
"No geral foi um dia de trabalho muito produtivo, os três carros estão intactos e os pilotos cumpriram perfeitamente no programa previsto."
fonte (texto): http://www.autosport.com/news/report.php/id/90939
Audi satisfeita com o carro
Os pilotos da Audi saudaram a performance e condução fácil dos novos R18 TDI em Le Mans, depois de serem os mais rápidos no dia de testes pré-corrida.
Tom Kristensen e Mike Rockenfeller deram à Audi uma "dobradinha" no teste, apesar do melhor dos Peugeot, de Stéphane Sarrazin, ficar a apenas 0.2 segundos.
A Audi completou um teste extensivo com o novo carro com cockpit fechado, mas esta foi a primeira vez que o carro correu na "casa" da corrida para a qual foi desenhado.
"A eficiência e o trabalho da Audi impressionaram-me mesmo," disse Kristensen. "Podes sentir mesmo a aerodinâmica e o carro é muito confortável. Agora já recolhemos informação de valor."
Andre Lotterer dusse que a natureza "amigável" da condução do carro provou ser uma das principais qualidades.
"Desde Dezembro temos testado muito o R18 TDI. Agora teve que mostrar a sua energia pela primeira vez no pré-teste de Le Mans," disse o alemão. "Estávamos todos ansiosos por este dia.
"Para mim o carro dá muito prazer de conduzir. É confortável, o que é uma grande vantagem em Le Mans. Podes facilmente adaptar-te e pilotar muito rápido em pouco tempo sem ter que preocupar.
Benoit Treluyer acrescentou que "O carro sentiu-se muito agradável: é fácil de pilotar e tu podes ganhar confiança rapidamente. Daí que sais rapidamente da box mesmo com condições difíceis. Especialmente nas curvas rápidas, é importante. Tendo em mente que fizemos os nossos primeiros quilómetros com o R18 TDI em Le Mans, é uma base muito boa."
Allan McNish também estava extremamente satisfeito, mas alertou para a imagem do teste poder decepcionar.
"É muito importante aqui para nós, com o novo R18 TDI, tentar perceber como o carro poderá reagir neste tipo de pista," afirmou o escocês. "Temos encontrado uma boa base de afinação. Reconhecidamente o circuito irá mudar entre agora e Junho. Mas encontrámos uma boa base um bom nível de confiança.
"O chassi tem sido bem consistente, os pneus têm sido muito bons. Estamos no objectivo mas até à corrida em Junho não vamos ver o que todos conseguiram."
fonte (texto): http://www.autosport.com/news/report.php/id/90940
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