16/04/11

Fórmula 1, GP China: Mais uma pole para Sebastian Vettel

Sebastian Vettel continua imbatível na China. Depois de ter dominado os treinos livres, o alemão obteve, na qualificação, a sua terceira pole position de 2011, em outras tantas corridas.

Mas desta vez foi apenas um Red Bull a estar no topo da tabela, sendo mais rápido em 0.7 segundos do que os McLaren. O outro Red Bull, de Mark Webber, apenas partirá de 18º.

O carro de Webber foi reparado a tempo dos problemas no terceiro treino livre, mas pareceu estar a correr sem KERS e manteve os pneus duros no final da Q1, enquanto todos os outros usaram os pneus macios. Quando Michael Schumacher e Pastor Maldonado conseguiram subir para a zona de qualificação, Webber desceu para 18º, sendo eliminado.

Jenson Button foi o principal adversário de Vettel, mas o britânico ficou a distantes 0.7 segundos da pole, batendo ainda assim o seu colega de equipa na McLaren, Lewis Hamilton, por meros 0.042 segundos.

Nico Rosberg deu à Mercedes o seu melhor resultado do ano com o quarto posto à partida, a apenas 0.2 segundos dos McLaren. O alemão bateu confortavelmente os Ferrari, que irão partilhar a terceira fila da grelha, com Fernando Alonso na frente de Felipe Massa.

A metade superior do pelotão foi baralhada por uma bandeira vermelha nos últimos momentos da Q2, provocada por Vitaly Petrov, cujo carro parou no meio da pista, na Curva 6. Isto aconteceu a dois minutos do final da Q2, quando ambos os Toro Rosso e ambos os Force India estavam nos dez primeiros, enquanto os Sauber, os Williams, os Mercedes e o outro Renault, de Nick Heidfeld, estavam em zona de eliminação.

Na contenda que se seguiu depois da bandeira verde, os dois pilotos da Toro Rosso e ainda Paul di Resta, da Force India, mantiveram os seus lugares de qualificação para a Q3, enquanto Rosberg foi o único a subir aos dez primeiros, deixando de fora o Force India de Adrian Sutil.

Os Toro Rosso de Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi ficaram com a quarta linha da grelha (em 7º e 8º, respectivamente - no que é o melhor resultado de Alguersuari), e di Resta partirá do nono posto. Petrov não pôde disputar a fase final da qualificação apesar de se ter qualificado, e assim partirá ao lado de di Resta, no 10º lugar.

Um erro no gancho deixou Michael Schumacher na 14ª posição, atrás de Sutil e dos dois Sauber. Nick Heidfeld não fez melhor do que o 16º tempo (a sua posição em pista após o reinício da Q2 não era a melhor), ficando entre os dois Williams.

A saída permatura de Webber foi a única surpresa na Q1, na qual ficaram os Lotus, os Virgin e os Hispania, como já vem sendo habitual. Jérôme D'Ambrosio conseguiu pela primeira vez qualificar-se à frente do seu colega de equipa na Virgin, Timo Glock, e ambos os Hispania ficaram confortavelmente dentro da margem dos 107%.




Eis os resultados da qualificação, e a grelha de partida para a corrida de amanhã:


Será esta a grelha de partida para a corrida:




Sem comentários:

Enviar um comentário