17/04/11

Fórmula 1, GP China: Lewis Hamilton vence pela 1ª vez em 2011


Pela primeira vez em 2011 a vitória num GP de Fórmula 1 não foi para o Red Bull de Sebastian Vettel, com Lewis Hamilton a ganhar um emotivo GP da China. Vettel terminou em segundo, e Mark Webber em terceiro, numa excelente corrida do australiano.

As estratégias de três paragens dos pilotos da McLaren provou ser melhor do que a estratégia de duas paragens de Vettel, o que permitiu Hamilton apanhar e passar o piloto da Red Bull, cujos pneus já estavam gastos.

Mark Webber fez uma fantástica corrida partindo de 18º, sendo terceiro com o outro Red Bull, à frente do McLaren de Jenson Button e do Mercedes de Nico Rosberg - ambos lideraram a corrida durante algumas voltas.

A tarde de Vettel começou a complicar-se com um péssimo arranque, que permitiu ambos os McLaren passarem-no na primeira curva, e Rosberg chegou a lutar pela terceira posição com Vettel nas primeiras curvas.

Os três primeiros mantiveram as posições separados por dois segundos antes das primeiras paragens, com Rosberg a alguns segundos, na frente dos Ferrari, com Felipe Massa à frente de Fernando Alonso.

A Mercedes teve então um golpe de mestre ao mandar Rosberg trocar de pneus à volta 12. O alemão regressou à pista com espaço livre e fez o melhor com os pneus frescos, embora tenha sido também ajudado por algumas voltas caóticas nos três primeiros.

Com a performance dos pneus de Hamilton a piorar, Vettel passou-o usando o DRS na recta grande. Button e Vettel pararam logo, e Button protagonizou um momento caricato ao enganar-se na zona de paragem, indo para a da Red Bull em vez de ir para a McLren, tendo perdido tempo para ir para o local correcto. A paragem de Vettel também foi atrasada, mas a equipa da Red Bull reagiu rápido e Vettel saiu à frente.
Com Hamilton a perder ritmo rapidamente na sua última volta antes da troca de pneus, Massa e Rosberg passaram-no com os pneus novos e beneficiando de voltas de saída desimpedidas. Ao início da segunda fase da corrida, Rosberg liderava com cinco segundos para Vettel, com Button, Massa e Hamilton na perseguição.

Mas enquanto Rosberg e os McLaren estavam com uma estratégia de três paragens, Vettel e Massa tinham-se decidido por fazer apenas duas. O último parecia estar no melhor plano quando fez a segunda paragem, a meio da corrida, já que apesar de estarem em quarto e em quinto atrás de Rosberg e dos McLaren, enquadravam-se no ritmo dos líderes e não os deixavam ganhar o suficiente para permanecerem à frente após a paragem a mais.

Hamilton estava agora ao ataque, passando Button por dentro para passar ao segundo posto à 35ª volta, saindo rapidamente em busca de Rosberg. Hamilton passou o alemão após a terceira paragem, na Curva 6. Depois, Hamilton foi para cima de Massa, passando facilmente o brasileiro a 12 voltas do final.

Vettel era o senhor que se seguia na "mira" de Hamilton e na 50ª volta os dois estavam colados. O piloto da McLaren atacou a liderança do alemão usando o DRS na recta grande, embora o líder do campeonato tenha ficado por dentro no gancho, com o McLaren ao lado.

Hamilton tentou algo diferente, e na volta 52 teve melhor tracção na Curva 6 e veio por dentro para a rápida Curva 7, antes de "fugir" para obter uma grande vitória numa corrida que provou que os regulamentos introduzidos em 2011 na Fórmula 1  está a corresponder às expectativas dos reguladores. É também incrível este resultado para Hamilton considerando um problema no sistema de combustível do McLaren que quase o forçou a partir da via das boxes - o carro só saiu da garagem mesmo antes do semáforo fechar.

Rosberg caiu para trás de Button quando saiu largo numa tentativa de passar Massa. Com os seus pneus demasiado gastos para resistir aos pilotos que fizeram três paragens, o brasileiro foi rapidamente passado por Button, Rosberg e Webber - que também trouxe emoção à luta pelo pódio nos frenéticos momentos finais da prova.

Second placed Red Bull's Vettel, third placed team mate Webber and McLaren's Hamilton celebrate on podium after the Chinese F1 Grand Prix at ShanghaiO australiano deu pouco nas vistas na primeira fase com pneus duros, mas tal como em Sepang na semana passada, parar três vezes deu-lhe a oportunidade de ganhar terreno com a pista livre, e de poupar os mais rápidos pneus macios para a última fase da corrida, quando todos estavam com pneus duros. Isso deu-lhe um ritmo impressionante, claramente à frente dos seus adversários, passando Rosberg na Curva 6 a três voltas do final. A fazer voltas dois segundos mais rápidas do que qualquer outro piloto, Webber foi então para cima de Button, e passou o piloto britânico na penúltima volta, obtendo um sensacional resultado, no lugar mais baixo do pódio.

Massa teve que se contentar com o sexto posto, mas pode dar-se por satisfeito por ter batido o seu colega de equipa, Fernando Alonso, que teve falta de velocidade para Massa e perdeu muito com o tráfego após as paragens. O espanhol só bateu Michael Schumacher para o sétimo posto, com o alemão a ficar no meio do pelotão por ter feito uma primeira de três paragens cedo de mais.

Os pódios da Renault terminaram (ou interromperam-se), com Vitaly Petrov a ser apenas nono, à frente de Kamui Kobayashi, em Sauber. Paul di Resta parecia estar melhor colocado para pontuar no melhor dos Force India, mas o seu ritmo caiu nas últimas voltas, sendo só 11º, à frente do Renault de Nick Heidfeld, com o  qual batalhou nas últimas voltas. A corrida de Adrian Sutil no outro Force India ficou estragada quando teve um incidente com Sergio Perez, pelo qual o piloto da Sauber foi penalizado.

A boa qualificação da Toro Rosso não teve continuidade na corrida, com ambos os pilotos da equipa italiana a perderem posições desde cedo. Sébastien Buemi foi somente 14º, atrás de Rubens Barrichello, e Jaime Alguersuari teve que abandonar devido a um erro de equipa na paragem - a roda foi mal apertada e saltou do carro em plena volta de saída.

Em 15º terminou Sutil, seguido por Kovalainen, que com o 16º posto conseguiu o feito de bater Perez e o Williams de Pastor Maldonado (os dois últimos classificaram-se em 17º e 18º, respectivamente). O outro Lotus, de Jarno Trulli, ficou no 19º posto, sendo seguido pelos Virgin de Jérôme d'Ambrosio e de Timo Glock (20º e 21º, respectivamente). A encerrar o pelotão ficaram os HRT, com Narain Karthikeyan (22º) a bater Vitantonio Liuzzi (23º). Apesar deste resultado, é de realçar que a HRT mostrou estar a evoluir no caminho certo ao longo do fim-de-semana, parecendo ser uma questão de tempo até superar a Virgin.


Aqui estão os resultados desta corrida emocionante:



Depois de três provas, estão assim ordenadas as classificações dos Mundiais de pilotos e de construtores:



fonte (texto e resultados): http://www.autosport.com/news/report.php/id/90818




imagem 1: http://www.gpupdate.net/en/f1-photos/7010/2011-chinese-formula-1-grand-prix-sunday/174274/#174274
imagem 2: http://www.gpupdate.net/en/f1-photos/7010/2011-chinese-formula-1-grand-prix-sunday/174285/#174285
imagem 3: http://uk.eurosport.yahoo.com/17042011/2/photo/17042011091221.html



Sem comentários:

Enviar um comentário