Na primeira qualificação do português Filipe Albuquerque no DTM, foi Bruno Spengler que obteve uma brilhante pole position, no circuito alemão de Hockenheim.
O piloto canadiano, que no último treino não fez qualquer volta lançada, teve um novo divisor dianteiro para a qualificação e esteve inspirado, estabelecendo o tempo mais rápido na Q3, decidindo a pole na Q4 com Ralf Schumacher, Timo Scheider e Mattias Ekstrom.
Ekstrom, que foi o mais lento do quatro pilotos que entrou na Q4, fez uma marca para a pole em 1m34.402s. O seu colega de equipa Scheider arruinou as suas hipóteses quando bloqueou rodas e saiu largo no ganhco Spitzkehre, e Schumacher não conseguiu tirá-lo da liderança.
Spengler não teve tais problemas, tendo um tempo de apenas um décimo de segundo superior ao de Ekstrom no segundo sector, recuperando um décimo de segundo no último sector para alcançar a sua oitava pole no DTM.
Mike Rockenfeller foi o melhor dos pilotos que não conseguiu entrar na Q4, no quinto posto.
Atrás de Rockenfeller ficou Martin Tomczyk, o melhor dos pilotos com carros de anos anteriores. Em sétimo ficou Maro Engel, seguido por Miguel Molina.
O melhor dos rookie foi o alemão Christian Vietoris, que partirá de nono, e ao seu lado na grelha terá o campeão da F3 Euroseries, Edoardo Mortara.
Gary Paffet e Jamie Green, os pilotos que se espera lutarem pelo título com a Mercedes, tiveram uma sessão difícil. Paffett fez um pião e embateu na barreira de pneus na Sachs Kurve, na primeira volta da Q1, não regressando à pista, o que o atira para o último lugar da grelha. O incidente motivou bandeiras vermelhas.
Quando a qualificação continuou, com a Q1 a ser posta de lado e todos permitidos a entrar na Q2, Green não fez melhor do que a 14ª marca, atrás de David Coulthard, no Mucke Mercedes de 2008.
O português Filipe Albuquerque alcançou o 15º posto na grelha com uma volta em 1m34.758s, mas apesar da posição na cauda do pelotão, de registar o facto de nesta sua estreia competitiva Albuquerque ter ficado a apenas cerca de três décimas do nono classificado, e a cerca de cinco décimas do tempo da pole.
Seguem-se os resultados da sessão:
Será esta a grelha de partida para a corrida:
fonte (texto e resultados): http://www.autosport.com/news/report.php/id/91019
imagem 1: http://www.omnicorse.it/magazine/8403/dtm-hockenheim-la-prima-pole-del-2011-va-a-bruno-spengler
Sem comentários:
Enviar um comentário