27/03/11

Fórmula 1, GP Austrália: Sebastian Vettel vence "nas calmas"

110925794, Getty Images /Getty Images Sport
Sebastian Vettel
Fonte: Getty Images

Sebastian Vettel começou a defender o seu título com uma vitória confortável no GP da Austrália, corrida intrigante mas que não teve a quantidade de incidentes que se antevinham com o novo sistema de ultrapassagens – DRS – e com os pneus da Pirelli.

Lewis Hamilton teve o fundo plano partido no seu McLaren, mas obteve o Segundo posto. Mas a estrela da corrida foi mesmo Vitaly Petrov, da Lotus Renault GP. O russo efectuou uma excelente partida e protagonizou uma boa corrida, para o seu primeiro pódio (3º posto).

Enquanto os três primeiros acabaram a corrida com duas paragens nas boxes, a estratégia de três paragens usada por Fernando Alonso, em Ferrari, e por Mark Webber, em Red Bull, “atiraram” com os pilotos para quarto e quinto, respectivamente. Ainda assim foi melhor do que Alonso poderia esperar, depois de cair para nono na primeira curva da corrida. Jenson Button foi apenas sexto no outro McLaren, depois de ter sido penalizado devido a um incidente com Felipe Massa.

Vettel “fugiu” da concorrência nos instantes iniciais da corrida, e depois de duas voltas cumpridas já liderava com uma margem de três segundos. Hamilton e Webber mantinham os segundo e terceiro postos, respectivamente.

110926576, Getty Images /Getty Images Sport
Vitaly Petrov foi o "herói" na Austrália
Fonte: Getty Images
Petrov fez uma excelente partida, de sexto para quarto, com Button e Alonso a saírem largo na primeira curva, já que estavam os dois a par com o Renault de Petrov. Massa pôde assim passar para a frente de Button e deixar Alonso apenas em nono, quando saiu para a relva.

Alonso progrediu rapidamente, passando o Sauber de Kamuiu Kobayashi e o Mercedes de Nico Rosberg, apanhando lgo Massa e Button – cuja batalha pelo quinto posto foi frenética. Com o DRS a fazer alguma diferença, Button tentou todo o tipo de linhas criativas para passar o piloto da Ferrari, mas sem sucesso até à 10ª volta, quando abordou por dentro a rápida sucessão de curvas direita-esquerda nas Curvas 11/12 no final da recta oposta. Button teve, porém, de sair de pista e cortar a segunda parte da curva para completer a manobra. Isso valeu-lhe uma penalização drive-through, enquanto Alonso passava Massa na Curva 13, com o brasileiro a recuperar o ímpeto depois de quase acidentar-se com Button.

Antes de ter cumprido a penalização, Button teve uma curta luta com Vettel, que fez uma primeira paragem relativamente cedo, à 14ª volta, regressando à pista atrás do britânico. Hamilton tinha diminuído a vantage do Red Bull para 1.5 segundos, mas o facto de ter permanecido na pista mais duas voltas antes da sua primeira troca de pneus custou tempo a Hamilton ao invés de ser uma vantagem – mesmo depois da batalha para ultrapassar Button, por fora na Curva 4, Vettel estava 6.5 segundos à frente de Hamilton quando ambos voltaram ao ritmo normal.

A diferença caiu rapidamente para 12 segundos no decorrer da série seguinte – e o motivo disso tornou-se claro quando se viram faíscas a saírem debaixo do McLaren, devido à parte frontal do fundo do carro se ter desencaixado, começando a raspar no chão. À excepção de uma incurssão na relva na Curva 1, Hamilton fez um trabalho notável para manter o seu carro em pista e perto do ritmo do líder – embora as suas hipóteses de pressionar Vettel terem diminuído, permitindo ao alemão prosseguir a currida para vencer confortavelmente.

Webber não se conseguiu manter junto aos dois primeiros, e a meio da corrida estava já a 26 segundos, pouco à frente de Petrov e Alonso. Quer o piloto da Red Bull, quer o da Ferrari, optaram por fazer três pitstops, enquanto Petrov – tal como Vettel e Hamilton – fez apenas duas trocas de pneus.

Alonso passou para a frente de Webber nas três paragens, ajudado pela saída larga do Red Bull na Curva 3 na sua volta de saída. Webber, usando os pneus mais macios na última série, pôde atacar Alonso numa primeira fase, antes do Ferrari “fugir” rapidamente. Ambos estavam mesmo atrás de Petrov nas voltas finais, mas o russo fez o suficiente para aguentar o brilhante terceiro posto. Webber, o quinto classificado, parou o seu Red Bull na relva, logo a seguir a cruzar a linha de meta.

Button caiu para 12º após a sua penalização, mas recuperou até sexto, passando finalmente Massa a 12 voltas do final. O piloto da Ferrari fez três mudanças de pneus, o que o deixou apenas em nono, atrás dos dois Sauber.

Sérgio Perez alcançou um notável sétimo lugar na sua estreia, conseguindo completer toda a corrida com uma única troca de pneus, à 23ª volta. Isso deixou-o não muito longe de Button, mas bem à frente do seu colega na Sauber, Kamui Kobayashi.

Sébastien Buemi encerrou os lugares pontuáveis com o seu Toro Rosso, com os Force India de Adrian Sutil e Paul di Resta a terem andado nos lugares pontuáveis antes de caírem, respectivamente, para 11º e 12º.

Rubens Barrichello protagonizou algum entretenimento na primeira parte da corrida, recuperando de uma saída para a gravilha na Curva 3, na primeira curva, com algumas boas ultrapassagens. Mas uma ultrapassagem mais agressiva, a Nico Rosberg por dentro à 23ª volta, saiu mal, com o brasileiro a fazer um pião. Pior ficou o carro de Rosberg, que abandonou devido aos estragos no sistema de refrigeração provocados pelo impacto. Rubens Barrichello continuou na pista e foi penalizado, mas também acabou por abandonar.

Michael Schumacher, no outro Mercedes, teve um furo no seu carro quando foi atingido pelo Toro Rosso de Jaime Alguersuari na primeira volta, tendo mais tarde de abandonar devido a efeitos posteriores, decorridas 19 voltas. Perante o abandono dos dois Mercedes, é a primeira vez desde o GP do Mónaco de 1955 que a Mercedes não conclui uma corrida.

Alguersuari precisou de uma nova asa frontal e acabou em 13º.
Nick Heidfeld, colega de equipa de Petrov na Renault, progrediu pouco em relação à sua má posição na grelha, sendo apenas 14º, à frente dos últimos pilotos a chegarem ao fim, Jarno Trulli (Team Lotus) e Jérôme d’Ambrosio (Marussia Virgin). Timo Glock, da Virgin, Heikki Kovalainen, da Team Lotus, e Pastor Maldonado, da Williams, abandonaram com problemas mecânicos.

Eis os resultados da corrida:


Com uma ronda cumprida, são estas as classificações dos campeonatos:

Sem comentários:

Enviar um comentário